Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1486
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS INTENCIONALMENTE ORGANIZADAS PELO PROFESSOR
metadata.dc.creator: Oliveira, Elis Regina Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho traz como tema Educação Infantil: A importância das brincadeiras intencionalmente organizadas pelo professor. Surge da experiência com essa etapa da vida escolar da criança e por algumas inquietações que levam a questionamentos, tais como: que importância tem o brincar para as crianças da educação infantil? Qual o papel do professor para o desenvolvimento intencional dessas brincadeiras? A partir dessas indagações, nosso objetivo se constituir em analisar a importância do brincar para as crianças da educação infantil e identificar as contribuições do professor como propiciador do brincar intencional na creche. O percurso metodológico escolhido foi o da pesquisa utilizamos a revisão bibliográfica como metodologia, que tem como base os estudos de Vygotsky (1998), Kishimoto (2010), Santos (2002) dentre outros. Concluímos que as brincadeiras se constituem como ferramentas importantes para o desenvolvimento de modo integral da criança e a preparação para uma nova etapa educativa
Abstract: The present work has as its theme The intentionality of playing in early childhood education. It arises from the experience with this stage of the child's school life and from some concerns that lead to questions, such as: what is the importance of playing for children in early childhood education? What is the teacher's role for the intentional development of play with children? Why should games be intentionally organized by the teacher at this stage of school? Based on these questions, our objective is to analyze the role of intentional playing in early childhood education, what is the relevance of playing for the child and finally, to identify the teacher's contribution as a propitiator of intentional playing. The methodological path chosen was that of the research. We used the bibliographic review as a methodology, which is based on the studies of Vygotsky (1998), Kishimoto (2010) Santos (2002) among others. We conclude that play and games are important tools for the child's integral development and preparation for a new educational stage.
Keywords: Aprendizagem. Brincadeiras. Desenvolvimento. Educação infantil. Intencionalidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1486
Issue Date: 25-Nov-2020
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de conclusão de curso.pdf951,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.