Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1485
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
metadata.dc.creator: Silva, Eva Aparecida da
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste artigo, que se constitui enquanto Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, vinculado ao Instituto Federal Goiano – IFGoiano, Campus Avançado Ipameri, tem como objetivo analisar a utilização da musicalização e da musicalidade como instrumento formativo no processo de ensino e aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos de idade, buscando identificar as aproximações entre a musicalização e o currículo escolar tendo como documentos oficiais: a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI, articulado as minhas experiências na Educação Infantil. Utilizamos a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e o relato de experiência. É importante ressaltar que os documentos oficiais que compõem o currículo nas escolas de Educação Infantil, destacam que a musicalização e a musicalidade devem fazer parte das práticas pedagógicas dos professores, uma vez que a utilização deste recurso metodológico permite as interações entre conhecimento e realidade de mundo. Tais experiências possibilitam as crianças construírem e apropriarem-se de conhecimentos por meio de ações e interações com seus pares e com os adultos, auxiliando quanto a aprendizagem, desenvolvimento e socialização.
Abstract: The purposeofthisarticle, whichconstitutesitself as CourseCompletionWork - TCC, linkedtothe Federal Goiano Institute - IFGoiano, Ipameri Advanced Campus, aimstoanalyzethe use ofmusicalizationandmusicality as a formativeinstrument in theteachingandlearningprocessofchildrenfrom 0 to 5 yearsof age, seekingtoidentifytheapproximationsbetweenmusicalizationandtheschool curriculum having as officialdocuments: theNational Common Curricular Base - BNCC andtheNational Curriculum Guidelines for EarlyChildhoodEducation - DCNEI, articulatingmyexperiences in EarlyChildhoodEducation . We use thequalitative approach, usingbibliographicresearchandexperiencereporting as instruments for data collection. It isimportantto note thattheofficialdocumentsthat make upthe curriculum in earlychildhoodeducationschools, emphasizethatmusicalizationandmusicality must bepartofthepedagogicalpracticesofteachers, sincethe use ofthismethodologicalresourceallowsinteractionsbetweenknowledgeandthe reality ofthe world. Suchexperiencesenablechildrento build andappropriateknowledgethroughactionsandinteractionswiththeirpeersandadults, helpingwithlearning, developmentandsocialization.
Keywords: Musicalização
Musicalidade
Música
Educação Infantil
Práticas Pedagógicas.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1485
Issue Date: 26-Nov-2020
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Versão Final_Eva.pdf170,3 kBAdobe PDFView/Open
Ata de Defesa_Eva.pdf261,13 kBAdobe PDFView/Open
TCAE - Eva.jpeg105,24 kBJPEGView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.