Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1485
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | Silva, Eva Aparecida da |
Primeiro Orientador: | Brandão, Hilma Aparecida |
Resumo: | A proposta deste artigo, que se constitui enquanto Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, vinculado ao Instituto Federal Goiano – IFGoiano, Campus Avançado Ipameri, tem como objetivo analisar a utilização da musicalização e da musicalidade como instrumento formativo no processo de ensino e aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos de idade, buscando identificar as aproximações entre a musicalização e o currículo escolar tendo como documentos oficiais: a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI, articulado as minhas experiências na Educação Infantil. Utilizamos a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e o relato de experiência. É importante ressaltar que os documentos oficiais que compõem o currículo nas escolas de Educação Infantil, destacam que a musicalização e a musicalidade devem fazer parte das práticas pedagógicas dos professores, uma vez que a utilização deste recurso metodológico permite as interações entre conhecimento e realidade de mundo. Tais experiências possibilitam as crianças construírem e apropriarem-se de conhecimentos por meio de ações e interações com seus pares e com os adultos, auxiliando quanto a aprendizagem, desenvolvimento e socialização. |
Abstract: | The purposeofthisarticle, whichconstitutesitself as CourseCompletionWork - TCC, linkedtothe Federal Goiano Institute - IFGoiano, Ipameri Advanced Campus, aimstoanalyzethe use ofmusicalizationandmusicality as a formativeinstrument in theteachingandlearningprocessofchildrenfrom 0 to 5 yearsof age, seekingtoidentifytheapproximationsbetweenmusicalizationandtheschool curriculum having as officialdocuments: theNational Common Curricular Base - BNCC andtheNational Curriculum Guidelines for EarlyChildhoodEducation - DCNEI, articulatingmyexperiences in EarlyChildhoodEducation . We use thequalitative approach, usingbibliographicresearchandexperiencereporting as instruments for data collection. It isimportantto note thattheofficialdocumentsthat make upthe curriculum in earlychildhoodeducationschools, emphasizethatmusicalizationandmusicality must bepartofthepedagogicalpracticesofteachers, sincethe use ofthismethodologicalresourceallowsinteractionsbetweenknowledgeandthe reality ofthe world. Suchexperiencesenablechildrento build andappropriateknowledgethroughactionsandinteractionswiththeirpeersandadults, helpingwithlearning, developmentandsocialization. |
Palavras-chave: | Musicalização Musicalidade Música Educação Infantil Práticas Pedagógicas. |
Área do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Ipameri |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1485 |
Data do documento: | 26-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Segunda Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Versão Final_Eva.pdf | 170,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de Defesa_Eva.pdf | 261,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE - Eva.jpeg | 105,24 kB | JPEG | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.