Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1485
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Silva, Eva Aparecida da
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma Aparecida
Resumo: A proposta deste artigo, que se constitui enquanto Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, vinculado ao Instituto Federal Goiano – IFGoiano, Campus Avançado Ipameri, tem como objetivo analisar a utilização da musicalização e da musicalidade como instrumento formativo no processo de ensino e aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos de idade, buscando identificar as aproximações entre a musicalização e o currículo escolar tendo como documentos oficiais: a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI, articulado as minhas experiências na Educação Infantil. Utilizamos a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e o relato de experiência. É importante ressaltar que os documentos oficiais que compõem o currículo nas escolas de Educação Infantil, destacam que a musicalização e a musicalidade devem fazer parte das práticas pedagógicas dos professores, uma vez que a utilização deste recurso metodológico permite as interações entre conhecimento e realidade de mundo. Tais experiências possibilitam as crianças construírem e apropriarem-se de conhecimentos por meio de ações e interações com seus pares e com os adultos, auxiliando quanto a aprendizagem, desenvolvimento e socialização.
Abstract: The purposeofthisarticle, whichconstitutesitself as CourseCompletionWork - TCC, linkedtothe Federal Goiano Institute - IFGoiano, Ipameri Advanced Campus, aimstoanalyzethe use ofmusicalizationandmusicality as a formativeinstrument in theteachingandlearningprocessofchildrenfrom 0 to 5 yearsof age, seekingtoidentifytheapproximationsbetweenmusicalizationandtheschool curriculum having as officialdocuments: theNational Common Curricular Base - BNCC andtheNational Curriculum Guidelines for EarlyChildhoodEducation - DCNEI, articulatingmyexperiences in EarlyChildhoodEducation . We use thequalitative approach, usingbibliographicresearchandexperiencereporting as instruments for data collection. It isimportantto note thattheofficialdocumentsthat make upthe curriculum in earlychildhoodeducationschools, emphasizethatmusicalizationandmusicality must bepartofthepedagogicalpracticesofteachers, sincethe use ofthismethodologicalresourceallowsinteractionsbetweenknowledgeandthe reality ofthe world. Suchexperiencesenablechildrento build andappropriateknowledgethroughactionsandinteractionswiththeirpeersandadults, helpingwithlearning, developmentandsocialization.
Palavras-chave: Musicalização
Musicalidade
Música
Educação Infantil
Práticas Pedagógicas.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1485
Data do documento: 26-Nov-2020
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Versão Final_Eva.pdf170,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Eva.pdf261,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - Eva.jpeg105,24 kBJPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.