Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1485
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Brandão, Hilma Aparecida | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1550898233908302 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Eva Aparecida da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8006802726431294 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T23:43:59Z | - |
dc.date.available | 2020-12-16 | - |
dc.date.available | 2020-12-16T23:43:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1485 | - |
dc.description.abstract | The purposeofthisarticle, whichconstitutesitself as CourseCompletionWork - TCC, linkedtothe Federal Goiano Institute - IFGoiano, Ipameri Advanced Campus, aimstoanalyzethe use ofmusicalizationandmusicality as a formativeinstrument in theteachingandlearningprocessofchildrenfrom 0 to 5 yearsof age, seekingtoidentifytheapproximationsbetweenmusicalizationandtheschool curriculum having as officialdocuments: theNational Common Curricular Base - BNCC andtheNational Curriculum Guidelines for EarlyChildhoodEducation - DCNEI, articulatingmyexperiences in EarlyChildhoodEducation . We use thequalitative approach, usingbibliographicresearchandexperiencereporting as instruments for data collection. It isimportantto note thattheofficialdocumentsthat make upthe curriculum in earlychildhoodeducationschools, emphasizethatmusicalizationandmusicality must bepartofthepedagogicalpracticesofteachers, sincethe use ofthismethodologicalresourceallowsinteractionsbetweenknowledgeandthe reality ofthe world. Suchexperiencesenablechildrento build andappropriateknowledgethroughactionsandinteractionswiththeirpeersandadults, helpingwithlearning, developmentandsocialization. | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta deste artigo, que se constitui enquanto Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, vinculado ao Instituto Federal Goiano – IFGoiano, Campus Avançado Ipameri, tem como objetivo analisar a utilização da musicalização e da musicalidade como instrumento formativo no processo de ensino e aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos de idade, buscando identificar as aproximações entre a musicalização e o currículo escolar tendo como documentos oficiais: a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI, articulado as minhas experiências na Educação Infantil. Utilizamos a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e o relato de experiência. É importante ressaltar que os documentos oficiais que compõem o currículo nas escolas de Educação Infantil, destacam que a musicalização e a musicalidade devem fazer parte das práticas pedagógicas dos professores, uma vez que a utilização deste recurso metodológico permite as interações entre conhecimento e realidade de mundo. Tais experiências possibilitam as crianças construírem e apropriarem-se de conhecimentos por meio de ações e interações com seus pares e com os adultos, auxiliando quanto a aprendizagem, desenvolvimento e socialização. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Eva Aparecida da Silva (eva.aparecida@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T15:16:20Z No. of bitstreams: 3 Artigo Versão Final_Eva.pdf: 174384 bytes, checksum: 022953439e9218f6015dfae85ceb3f27 (MD5) Ata de Defesa_Eva.pdf: 267397 bytes, checksum: c8f33f55d95d8217305899421015dc38 (MD5) TCAE - Eva.jpeg: 107769 bytes, checksum: 75a4bb86115cc960d87ddf95f636a6c5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T23:41:56Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Versão Final_Eva.pdf: 174384 bytes, checksum: 022953439e9218f6015dfae85ceb3f27 (MD5) Ata de Defesa_Eva.pdf: 267397 bytes, checksum: c8f33f55d95d8217305899421015dc38 (MD5) TCAE - Eva.jpeg: 107769 bytes, checksum: 75a4bb86115cc960d87ddf95f636a6c5 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-12-16T23:43:59Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo Versão Final_Eva.pdf: 174384 bytes, checksum: 022953439e9218f6015dfae85ceb3f27 (MD5) Ata de Defesa_Eva.pdf: 267397 bytes, checksum: c8f33f55d95d8217305899421015dc38 (MD5) TCAE - Eva.jpeg: 107769 bytes, checksum: 75a4bb86115cc960d87ddf95f636a6c5 (MD5) Previous issue date: 2020-11-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ipameri | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Musicalização | pt_BR |
dc.subject | Musicalidade | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Segunda Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Versão Final_Eva.pdf | 170,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de Defesa_Eva.pdf | 261,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE - Eva.jpeg | 105,24 kB | JPEG | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.