Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.creatorSilva, Eva Aparecida da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8006802726431294pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-16T23:43:59Z-
dc.date.available2020-12-16-
dc.date.available2020-12-16T23:43:59Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1485-
dc.description.abstractThe purposeofthisarticle, whichconstitutesitself as CourseCompletionWork - TCC, linkedtothe Federal Goiano Institute - IFGoiano, Ipameri Advanced Campus, aimstoanalyzethe use ofmusicalizationandmusicality as a formativeinstrument in theteachingandlearningprocessofchildrenfrom 0 to 5 yearsof age, seekingtoidentifytheapproximationsbetweenmusicalizationandtheschool curriculum having as officialdocuments: theNational Common Curricular Base - BNCC andtheNational Curriculum Guidelines for EarlyChildhoodEducation - DCNEI, articulatingmyexperiences in EarlyChildhoodEducation . We use thequalitative approach, usingbibliographicresearchandexperiencereporting as instruments for data collection. It isimportantto note thattheofficialdocumentsthat make upthe curriculum in earlychildhoodeducationschools, emphasizethatmusicalizationandmusicality must bepartofthepedagogicalpracticesofteachers, sincethe use ofthismethodologicalresourceallowsinteractionsbetweenknowledgeandthe reality ofthe world. Suchexperiencesenablechildrento build andappropriateknowledgethroughactionsandinteractionswiththeirpeersandadults, helpingwithlearning, developmentandsocialization.pt_BR
dc.description.resumoA proposta deste artigo, que se constitui enquanto Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, vinculado ao Instituto Federal Goiano – IFGoiano, Campus Avançado Ipameri, tem como objetivo analisar a utilização da musicalização e da musicalidade como instrumento formativo no processo de ensino e aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos de idade, buscando identificar as aproximações entre a musicalização e o currículo escolar tendo como documentos oficiais: a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI, articulado as minhas experiências na Educação Infantil. Utilizamos a abordagem qualitativa, tendo como instrumentos para a coleta de dados a pesquisa bibliográfica e o relato de experiência. É importante ressaltar que os documentos oficiais que compõem o currículo nas escolas de Educação Infantil, destacam que a musicalização e a musicalidade devem fazer parte das práticas pedagógicas dos professores, uma vez que a utilização deste recurso metodológico permite as interações entre conhecimento e realidade de mundo. Tais experiências possibilitam as crianças construírem e apropriarem-se de conhecimentos por meio de ações e interações com seus pares e com os adultos, auxiliando quanto a aprendizagem, desenvolvimento e socialização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eva Aparecida da Silva (eva.aparecida@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T15:16:20Z No. of bitstreams: 3 Artigo Versão Final_Eva.pdf: 174384 bytes, checksum: 022953439e9218f6015dfae85ceb3f27 (MD5) Ata de Defesa_Eva.pdf: 267397 bytes, checksum: c8f33f55d95d8217305899421015dc38 (MD5) TCAE - Eva.jpeg: 107769 bytes, checksum: 75a4bb86115cc960d87ddf95f636a6c5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Morgana Bruno Henrique Guimaraes (morgana.guimaraes@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T23:41:56Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Versão Final_Eva.pdf: 174384 bytes, checksum: 022953439e9218f6015dfae85ceb3f27 (MD5) Ata de Defesa_Eva.pdf: 267397 bytes, checksum: c8f33f55d95d8217305899421015dc38 (MD5) TCAE - Eva.jpeg: 107769 bytes, checksum: 75a4bb86115cc960d87ddf95f636a6c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-16T23:43:59Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo Versão Final_Eva.pdf: 174384 bytes, checksum: 022953439e9218f6015dfae85ceb3f27 (MD5) Ata de Defesa_Eva.pdf: 267397 bytes, checksum: c8f33f55d95d8217305899421015dc38 (MD5) TCAE - Eva.jpeg: 107769 bytes, checksum: 75a4bb86115cc960d87ddf95f636a6c5 (MD5) Previous issue date: 2020-11-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMusicalizaçãopt_BR
dc.subjectMusicalidadept_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicas.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO FORMATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Versão Final_Eva.pdf170,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Eva.pdf261,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE - Eva.jpeg105,24 kBJPEGVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.