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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE LETRAMENTO
Autor(es): Souza, Celina Sebastiana de
Primeiro Orientador: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
Primeiro Membro da Banca: Bretas, Maria Luiza Batista
Segundo Membro da Banca: Brandão, Hilma Aparecida
Resumo: Um dos grandes desafios dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental é garantir que o estudante adquira as competências e as habilidades necessárias para viver e atuar na sociedade, usando a linguagem oral e escrita. Diante do exposto, este artigo tem por objetivo investigar como os professores lidam com as dificuldades da leitura e da escrita dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, busca-se compreender a importância do professor como mediador no processo de letramento. O interesse pelo tema se justifica pela percepção de que a maioria dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta dificuldades nas habilidades básicas de leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. O estudo desenvolvido neste artigo está fundamentado teoricamente em: Freire (1985; 1992), Kleiman (1998), Kock e Elias (2014), Lajolo (2002), Soares (2003), dentre outros. Os resultados adquiridos mostram que a prática pedagógica dos professores no processo de alfabetizar é uma prática comprometida, reflexiva e mediadora do conhecimento, embora, ‘complexa e cheia de desafios’.
Abstract: One of the great challenges for teachers in the early years of elementary school is to ensure that the student acquires the skills and abilities necessary to live and act in society, using oral and written language. Given the above, this article aims to investigate how teachers deal with the reading and writing difficulties of students in the early years of elementary school. In addition, it seeks to understand the importance of the teacher as a mediator in the literacy process. Interest in the topic is justified by the perception that most students in the early years of elementary school have difficulties in basic reading and writing skills. It is a documentary research, of qualitative nature. The study developed in this article is theoretically based on: Freire (1985; 1992), Kleiman (1998), Kock and Elias (2014), Lajolo (2002), Soares (2003), among others. The results obtained show that the pedagogical practice of teachers in the literacy process is a committed, reflective and mediating practice of knowledge, although ‘complex and full of challenges’.
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Letramento
Mediação
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1483
Data do documento: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

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