Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5913848677694784pt_BR
dc.contributor.referee1Bretas, Maria Luiza Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155529564602398pt_BR
dc.contributor.referee2Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.creatorSouza, Celina Sebastiana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6273340025644626pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-16T22:42:37Z-
dc.date.available2020-12-14-
dc.date.available2020-12-16T22:42:37Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1483-
dc.description.abstractOne of the great challenges for teachers in the early years of elementary school is to ensure that the student acquires the skills and abilities necessary to live and act in society, using oral and written language. Given the above, this article aims to investigate how teachers deal with the reading and writing difficulties of students in the early years of elementary school. In addition, it seeks to understand the importance of the teacher as a mediator in the literacy process. Interest in the topic is justified by the perception that most students in the early years of elementary school have difficulties in basic reading and writing skills. It is a documentary research, of qualitative nature. The study developed in this article is theoretically based on: Freire (1985; 1992), Kleiman (1998), Kock and Elias (2014), Lajolo (2002), Soares (2003), among others. The results obtained show that the pedagogical practice of teachers in the literacy process is a committed, reflective and mediating practice of knowledge, although ‘complex and full of challenges’.pt_BR
dc.description.resumoUm dos grandes desafios dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental é garantir que o estudante adquira as competências e as habilidades necessárias para viver e atuar na sociedade, usando a linguagem oral e escrita. Diante do exposto, este artigo tem por objetivo investigar como os professores lidam com as dificuldades da leitura e da escrita dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, busca-se compreender a importância do professor como mediador no processo de letramento. O interesse pelo tema se justifica pela percepção de que a maioria dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta dificuldades nas habilidades básicas de leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. O estudo desenvolvido neste artigo está fundamentado teoricamente em: Freire (1985; 1992), Kleiman (1998), Kock e Elias (2014), Lajolo (2002), Soares (2003), dentre outros. Os resultados adquiridos mostram que a prática pedagógica dos professores no processo de alfabetizar é uma prática comprometida, reflexiva e mediadora do conhecimento, embora, ‘complexa e cheia de desafios’.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Celina Sebastiana de Souza (celina.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-15T23:05:22Z No. of bitstreams: 3 Artigo Celina_Versão Final.pdf: 102037 bytes, checksum: 9a6c3db75d147c50e01d4916d52d81e0 (MD5) Ata de Defesa_Celina.pdf: 200546 bytes, checksum: c629f79290a035d22c56083626aeb47f (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Celina.pdf: 148342 bytes, checksum: 02bcb63b37dae3d717c5b6a22d008dc0 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  A tipolologia do documento deve ser ARTIGO e não TCC. Informamos ainda que a submissão não foi cancelada e assim que fizer a alteração é só reenviar. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdfAtenciosamente,  on 2020-12-16T13:13:12Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Celina Sebastiana de Souza (celina.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T14:36:16Z No. of bitstreams: 3 Artigo Celina_Versão Final.pdf: 102037 bytes, checksum: 9a6c3db75d147c50e01d4916d52d81e0 (MD5) Ata de Defesa_Celina.pdf: 200546 bytes, checksum: c629f79290a035d22c56083626aeb47f (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Celina.pdf: 148342 bytes, checksum: 02bcb63b37dae3d717c5b6a22d008dc0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T22:41:50Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Celina_Versão Final.pdf: 102037 bytes, checksum: 9a6c3db75d147c50e01d4916d52d81e0 (MD5) Ata de Defesa_Celina.pdf: 200546 bytes, checksum: c629f79290a035d22c56083626aeb47f (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Celina.pdf: 148342 bytes, checksum: 02bcb63b37dae3d717c5b6a22d008dc0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-16T22:42:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo Celina_Versão Final.pdf: 102037 bytes, checksum: 9a6c3db75d147c50e01d4916d52d81e0 (MD5) Ata de Defesa_Celina.pdf: 200546 bytes, checksum: c629f79290a035d22c56083626aeb47f (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Celina.pdf: 148342 bytes, checksum: 02bcb63b37dae3d717c5b6a22d008dc0 (MD5) Previous issue date: 2020-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE LETRAMENTOpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Celina_Versão Final.pdf99,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de Defesa_Celina.pdf195,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Celina.pdf144,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.