Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1483
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5913848677694784 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bretas, Maria Luiza Batista | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2155529564602398 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Brandão, Hilma Aparecida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1550898233908302 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Celina Sebastiana de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6273340025644626 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-16T22:42:37Z | - |
dc.date.available | 2020-12-14 | - |
dc.date.available | 2020-12-16T22:42:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1483 | - |
dc.description.abstract | One of the great challenges for teachers in the early years of elementary school is to ensure that the student acquires the skills and abilities necessary to live and act in society, using oral and written language. Given the above, this article aims to investigate how teachers deal with the reading and writing difficulties of students in the early years of elementary school. In addition, it seeks to understand the importance of the teacher as a mediator in the literacy process. Interest in the topic is justified by the perception that most students in the early years of elementary school have difficulties in basic reading and writing skills. It is a documentary research, of qualitative nature. The study developed in this article is theoretically based on: Freire (1985; 1992), Kleiman (1998), Kock and Elias (2014), Lajolo (2002), Soares (2003), among others. The results obtained show that the pedagogical practice of teachers in the literacy process is a committed, reflective and mediating practice of knowledge, although ‘complex and full of challenges’. | pt_BR |
dc.description.resumo | Um dos grandes desafios dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental é garantir que o estudante adquira as competências e as habilidades necessárias para viver e atuar na sociedade, usando a linguagem oral e escrita. Diante do exposto, este artigo tem por objetivo investigar como os professores lidam com as dificuldades da leitura e da escrita dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, busca-se compreender a importância do professor como mediador no processo de letramento. O interesse pelo tema se justifica pela percepção de que a maioria dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta dificuldades nas habilidades básicas de leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. O estudo desenvolvido neste artigo está fundamentado teoricamente em: Freire (1985; 1992), Kleiman (1998), Kock e Elias (2014), Lajolo (2002), Soares (2003), dentre outros. Os resultados adquiridos mostram que a prática pedagógica dos professores no processo de alfabetizar é uma prática comprometida, reflexiva e mediadora do conhecimento, embora, ‘complexa e cheia de desafios’. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Celina Sebastiana de Souza (celina.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-15T23:05:22Z No. of bitstreams: 3 Artigo Celina_Versão Final.pdf: 102037 bytes, checksum: 9a6c3db75d147c50e01d4916d52d81e0 (MD5) Ata de Defesa_Celina.pdf: 200546 bytes, checksum: c629f79290a035d22c56083626aeb47f (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Celina.pdf: 148342 bytes, checksum: 02bcb63b37dae3d717c5b6a22d008dc0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br), reason: Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: A tipolologia do documento deve ser ARTIGO e não TCC. Informamos ainda que a submissão não foi cancelada e assim que fizer a alteração é só reenviar. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdfAtenciosamente, on 2020-12-16T13:13:12Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Celina Sebastiana de Souza (celina.souza@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T14:36:16Z No. of bitstreams: 3 Artigo Celina_Versão Final.pdf: 102037 bytes, checksum: 9a6c3db75d147c50e01d4916d52d81e0 (MD5) Ata de Defesa_Celina.pdf: 200546 bytes, checksum: c629f79290a035d22c56083626aeb47f (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Celina.pdf: 148342 bytes, checksum: 02bcb63b37dae3d717c5b6a22d008dc0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T22:41:50Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo Celina_Versão Final.pdf: 102037 bytes, checksum: 9a6c3db75d147c50e01d4916d52d81e0 (MD5) Ata de Defesa_Celina.pdf: 200546 bytes, checksum: c629f79290a035d22c56083626aeb47f (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Celina.pdf: 148342 bytes, checksum: 02bcb63b37dae3d717c5b6a22d008dc0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-12-16T22:42:37Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo Celina_Versão Final.pdf: 102037 bytes, checksum: 9a6c3db75d147c50e01d4916d52d81e0 (MD5) Ata de Defesa_Celina.pdf: 200546 bytes, checksum: c629f79290a035d22c56083626aeb47f (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Celina.pdf: 148342 bytes, checksum: 02bcb63b37dae3d717c5b6a22d008dc0 (MD5) Previous issue date: 2020-11-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ipameri | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE LETRAMENTO | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Segunda Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo Celina_Versão Final.pdf | 99,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de Defesa_Celina.pdf | 195,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO DE CIÊNCIA E AUTORIZAÇÃO_REPOSITÓRIO_Celina.pdf | 144,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.