Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1480
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | O LIVRO DIDÁTICO COMO ESPAÇÇO DE PRODUÇÃO, REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: A QUESTÃO INDÍGENA EM DEBATE |
metadata.dc.creator: | Borges, Andréa Rezende |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Brandão, Hilma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee1: | Brandão , Hilma Aparecida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gargioni, Ana Alice dos Passos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Reis, Jaqueline Ferreira dos |
metadata.dc.description.resumo: | A partir do desenvolvimento do tema “O livro didático como espaço de produção, representação e interpretação: a questão indígena em debate” temos como objetivo compreender como os povos indígenas estão sendo representados nos livros didáticos, após a implantação da Lei 11.645/2008, tendo como objeto de análise o livro de “História”, que constitui o “Projeto Buriti”. Obra publicada em 2014, pela Editora Moderna, estes livros são adotados no 3º e 4º ano do ensino fundamental I, nas escolas públicas da Cidade de Caldas Novas – GO. O desenvolvimento do tema aliado às próprias vivências em sala de aula nos possibilitou verificar que há uma abordagem superficial e estereotipada sobre o tema, tanto nos livros didáticos, como também na própria organização dos professores ao abordarem o assunto. Os povos indígenas são representados pelos livros didáticos ainda mantendo estereótipos do passado, fortalecendo a imagem indígena por uma visão romantizada e malevolente, que raramente corresponde à realidade experienciada pelos povos indígenas na contemporaneidade. Todavia, entendemos que os livros didáticos não constituem o todo no processo de desenvolvimento intelectual e social dos alunos e alunas, uma vez que o ensino, em especial o de História, campo no qual nos pautamos para pesquisa, ultrapassa os elementos conteudistas. A metodologia adotada foi à análise do livro didático sustentado por pesquisadores e escritores que tenham como alvo a diversidade cultural indígena no livro didático, o que pode ser concebido como uma fonte para a pesquisa, por ser uma fonte de produção humana e como tal vista e analisada como possibilidade de acesso às representações que dada sociedade constrói de si e do mundo, buscando sempre suporte no campo teórico da história cultural. |
Abstract: | Based on the development of the theme “The textbook as a space for production, representation and interpretation: the indigenous issue under debate”, we aim to understand how indigenous peoples are being represented in textbooks, after the implementation of Law 11.645 / 2008, having as object of analysis the book of "History", that constitutes the "Project Buriti". Work published in 2014 by Editora Moderna, these books are adopted in the 3rd and 4th year of elementary school I, in public schools in the City of Caldas Novas - GO. The development of the theme combined with the experiences in the classroom allowed us to verify that there is a superficial and stereotyped approach to the theme, both in textbooks and in the teachers' organization when addressing the subject. Indigenous peoples are represented by textbooks, still maintaining stereotypes of the past, strengthening the indigenous image through a romanticized and malevolent vision, which rarely corresponds to the reality experienced by indigenous peoples in contemporary times. However, we understand that textbooks do not constitute the whole in the process of intellectual and social development of students, since teaching, especially History, a field in which we focus on research, goes beyond the content elements. The methodology adopted was the analysis of the textbook supported by researchers and writers who target the indigenous cultural diversity in the textbook, which can be conceived as a source for research, as it is a source of human production and as such a view and analyzed as a possibility of access to the representations that a society builds of itself and of the world, always seeking support in the theoretical field of cultural history. |
Keywords: | Livro Didático, Ensino Fundamental, História, Indígena Textbook, Elementary School, History, Indigenous |
metadata.dc.subject.cnpq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Instituto Federal Goiano |
metadata.dc.publisher.initials: | IF Goiano |
metadata.dc.publisher.department: | Campus Ipameri |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1480 |
Issue Date: | 27-Nov-2020 |
Appears in Collections: | Segunda Licenciatura em Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O livro didático como espaço de produção, representação e interpretação a questão indígena em debate..pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.