Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1480
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee1Brandão , Hilma Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee2Gargioni, Ana Alice dos Passos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9028996995085834pt_BR
dc.contributor.referee3Reis, Jaqueline Ferreira dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9985421788761733pt_BR
dc.creatorBorges, Andréa Rezende-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5177729479261779pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-16T13:37:27Z-
dc.date.available2021-08-10-
dc.date.available2020-12-16T13:37:27Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1480-
dc.description.abstractBased on the development of the theme “The textbook as a space for production, representation and interpretation: the indigenous issue under debate”, we aim to understand how indigenous peoples are being represented in textbooks, after the implementation of Law 11.645 / 2008, having as object of analysis the book of "History", that constitutes the "Project Buriti". Work published in 2014 by Editora Moderna, these books are adopted in the 3rd and 4th year of elementary school I, in public schools in the City of Caldas Novas - GO. The development of the theme combined with the experiences in the classroom allowed us to verify that there is a superficial and stereotyped approach to the theme, both in textbooks and in the teachers' organization when addressing the subject. Indigenous peoples are represented by textbooks, still maintaining stereotypes of the past, strengthening the indigenous image through a romanticized and malevolent vision, which rarely corresponds to the reality experienced by indigenous peoples in contemporary times. However, we understand that textbooks do not constitute the whole in the process of intellectual and social development of students, since teaching, especially History, a field in which we focus on research, goes beyond the content elements. The methodology adopted was the analysis of the textbook supported by researchers and writers who target the indigenous cultural diversity in the textbook, which can be conceived as a source for research, as it is a source of human production and as such a view and analyzed as a possibility of access to the representations that a society builds of itself and of the world, always seeking support in the theoretical field of cultural history.pt_BR
dc.description.resumoA partir do desenvolvimento do tema “O livro didático como espaço de produção, representação e interpretação: a questão indígena em debate” temos como objetivo compreender como os povos indígenas estão sendo representados nos livros didáticos, após a implantação da Lei 11.645/2008, tendo como objeto de análise o livro de “História”, que constitui o “Projeto Buriti”. Obra publicada em 2014, pela Editora Moderna, estes livros são adotados no 3º e 4º ano do ensino fundamental I, nas escolas públicas da Cidade de Caldas Novas – GO. O desenvolvimento do tema aliado às próprias vivências em sala de aula nos possibilitou verificar que há uma abordagem superficial e estereotipada sobre o tema, tanto nos livros didáticos, como também na própria organização dos professores ao abordarem o assunto. Os povos indígenas são representados pelos livros didáticos ainda mantendo estereótipos do passado, fortalecendo a imagem indígena por uma visão romantizada e malevolente, que raramente corresponde à realidade experienciada pelos povos indígenas na contemporaneidade. Todavia, entendemos que os livros didáticos não constituem o todo no processo de desenvolvimento intelectual e social dos alunos e alunas, uma vez que o ensino, em especial o de História, campo no qual nos pautamos para pesquisa, ultrapassa os elementos conteudistas. A metodologia adotada foi à análise do livro didático sustentado por pesquisadores e escritores que tenham como alvo a diversidade cultural indígena no livro didático, o que pode ser concebido como uma fonte para a pesquisa, por ser uma fonte de produção humana e como tal vista e analisada como possibilidade de acesso às representações que dada sociedade constrói de si e do mundo, buscando sempre suporte no campo teórico da história cultural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Andrea Rezende Borges (andrea.rezende@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T01:18:11Z No. of bitstreams: 1 O livro didático como espaço de produção, representação e interpretação a questão indígena em debate..pdf: 1105257 bytes, checksum: 4d1a9c6ff196f8cd482c9b7c67363bed (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Patrícia Oliveira (patricia.oliveira@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-16T13:36:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O livro didático como espaço de produção, representação e interpretação a questão indígena em debate..pdf: 1105257 bytes, checksum: 4d1a9c6ff196f8cd482c9b7c67363bed (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-16T13:37:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O livro didático como espaço de produção, representação e interpretação a questão indígena em debate..pdf: 1105257 bytes, checksum: 4d1a9c6ff196f8cd482c9b7c67363bed (MD5) Previous issue date: 2020-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro Didático, Ensino Fundamental, História, Indígenapt_BR
dc.subjectTextbook, Elementary School, History, Indigenouspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleO LIVRO DIDÁTICO COMO ESPAÇÇO DE PRODUÇÃO, REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: A QUESTÃO INDÍGENA EM DEBATEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.