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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA INDÍGENA: FORMAÇÃO INTERCULTURAL PARA EDUCADORES INDÍGENAS (FIEI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)
metadata.dc.creator: Almeida, Ranna Iara de Pinho Chaves
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes, Juliana Cristina da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Mainardi, Camila
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Educação Básica Indígena: Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica, estruturada em duas partes. Inicialmente, realizamos uma contextualização histórica da educação escolar indígena no Brasil, evidenciando o percurso das legislações e práticas atuais e, posteriormente, analisamos o projeto pedagógico à luz das legislações sobre a educação escolar indígenas, apoiando-nos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/06) e no Parecer CNE/CEB nº 14/1999. Os resultados da investigação evidenciaram que o projeto pedagógico, indicando o caminho a ser seguido para a formação intercultural dos povos indígenas, foi estruturado em duas partes, na primeira foram elencados os pontos que tratam sobre a administração do curso, seus pré-requisitos e sua história e, na segunda, apresentam tópicos sobre a organização curricular, gestão, avaliação e integraliz¬¬ação do curso. Foi possível concluir que o projeto apresenta uma proposta pedagógica diferenciada por possibilitar uma formação diversificada, em consonância com os dispositivos legais para os povos indígenas.
Abstract: This work intends to analyze the Pedagogical Project of the Indigenous Basic Education Course: Intercultural Training for Indigenous Educators at the Federal University of Minas Gerais. It is a qualitative research, with bibliographic review, structured in two parts. Initially, we made a historical contextualization of the indigenous school education in Brazil, evidencing the progress of the current legislation and practices and, later, we analyzed the pedagogical project in the perspective of the legislation on indigenous school education, relying on the Federal Constitution of 1988, on the Law of Directives and Bases of Education (Law nº 9.394/06) and on the Resolution CNE/CEB nº 14/1999. The results of the investigation showed that the pedagogical project, indicating the way to be followed for the intercultural formation of the indigenous peoples, was structured in two parts, in the first one the points that deal with the administration of the course, its pre-requisites and its history were listed and, in the second one, they present topics on the curricular organization, management, evaluation and integralization of the course. It was possible to conclude that the project presents a differentiated pedagogical proposal for providing a diversified formation, in accordance with the legal provisions for indigenous peoples.
Keywords: Educação escolar indígena. Projeto pedagógico de curso. Formação de professores.
Indigenous School Education. Pedagogical Course Project. Teacher Training
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1470
Issue Date: 23-Nov-2020
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

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