Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fernandes, Juliana Cristina da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804291830295722pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Jussara de Fátima Alves Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5913848677694784pt_BR
dc.contributor.referee2Mainardi, Camila-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6137697906837769pt_BR
dc.creatorAlmeida, Ranna Iara de Pinho Chaves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5708551347531196pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T20:19:23Z-
dc.date.available2020-12-11-
dc.date.available2020-12-10T20:19:23Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1470-
dc.description.abstractThis work intends to analyze the Pedagogical Project of the Indigenous Basic Education Course: Intercultural Training for Indigenous Educators at the Federal University of Minas Gerais. It is a qualitative research, with bibliographic review, structured in two parts. Initially, we made a historical contextualization of the indigenous school education in Brazil, evidencing the progress of the current legislation and practices and, later, we analyzed the pedagogical project in the perspective of the legislation on indigenous school education, relying on the Federal Constitution of 1988, on the Law of Directives and Bases of Education (Law nº 9.394/06) and on the Resolution CNE/CEB nº 14/1999. The results of the investigation showed that the pedagogical project, indicating the way to be followed for the intercultural formation of the indigenous peoples, was structured in two parts, in the first one the points that deal with the administration of the course, its pre-requisites and its history were listed and, in the second one, they present topics on the curricular organization, management, evaluation and integralization of the course. It was possible to conclude that the project presents a differentiated pedagogical proposal for providing a diversified formation, in accordance with the legal provisions for indigenous peoples.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar o Projeto Pedagógico do Curso de Educação Básica Indígena: Formação Intercultural para Educadores Indígenas da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica, estruturada em duas partes. Inicialmente, realizamos uma contextualização histórica da educação escolar indígena no Brasil, evidenciando o percurso das legislações e práticas atuais e, posteriormente, analisamos o projeto pedagógico à luz das legislações sobre a educação escolar indígenas, apoiando-nos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/06) e no Parecer CNE/CEB nº 14/1999. Os resultados da investigação evidenciaram que o projeto pedagógico, indicando o caminho a ser seguido para a formação intercultural dos povos indígenas, foi estruturado em duas partes, na primeira foram elencados os pontos que tratam sobre a administração do curso, seus pré-requisitos e sua história e, na segunda, apresentam tópicos sobre a organização curricular, gestão, avaliação e integraliz¬¬ação do curso. Foi possível concluir que o projeto apresenta uma proposta pedagógica diferenciada por possibilitar uma formação diversificada, em consonância com os dispositivos legais para os povos indígenas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ranna Iara de Pinho Chaves Almeida (ranna.pinho@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-10T20:01:13Z No. of bitstreams: 1 tcc_RannaIaradePinhoChavesAlmeida.pdf: 835419 bytes, checksum: 2ddfe7b3b4cba9017c88a96913910863 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciane Silva de Souza Prudente (luciane.prudente@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-10T20:18:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_RannaIaradePinhoChavesAlmeida.pdf: 835419 bytes, checksum: 2ddfe7b3b4cba9017c88a96913910863 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-10T20:19:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_RannaIaradePinhoChavesAlmeida.pdf: 835419 bytes, checksum: 2ddfe7b3b4cba9017c88a96913910863 (MD5) Previous issue date: 2020-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Ranna Iara de Pinho Chaves. Ausência: um breve panorama historiográfico sobre a educação escolar indígena no Brasil. Revista Humanidades e Inovação. v.4, n. 4 – p. 18-27, 2017. ARCANJO, Julia de Alencar. A luta pelo diploma e o diploma para a luta: educação superior para os povos indígenas. 2011. 161 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011. ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara: 1973. BARNES, Eduardo Vieira. Da Diversidade ao Prolind: reflexões sobre as políticas públicas do MEC para a formação superior e povos indígenas. In: SOUZA, Cassio Noronha Inglez de (Org.); ALMEIDA, Fábio Vaz Ribeiro de (Org.); LIMA, Antonio Carlos de Souza (Org.); Matos, M. H. O. (Org.). Povos Indígenas: projetos e desenvolvimento II. 1. ed., 2010. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Casa Civil. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Parecer 14/99 do Conselho Nacional de Educação. Brasília, 1999. CARDOSO, Ana Paula Pereira de Oliveira. As atuais exigências inovadoras e o interesse crescente pela investigação-ação, em educação. In: Inovar com a investigação-ação: desafios para a formação de professores. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 4 ed. São Paulo, SP: Cortez, 2000. CURY, Carlos Roberto Jamil. Sistema Nacional de Educação: desafio para uma educação igualitária e federativa. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 105, p. 1187-1209, set./dez. 2008. ENGUITA, Mariano Fernandez. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O processo de escolarização em Minas Gerais: questões teórico-metodológicas e perspectivas de pesquisa. In: VEIGA, Cynthia Greive e FONSECA, Thais Nívea de Lima e (orgs). História e historiografia da educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. FERREIRA, Mariana Kawal. A educação escolar indígena: um diagnóstico crítico da situação no Brasil. In SILVA, Aracy Lopes da Silva e Ferreira, Mariana Kawall (orgs) Antropologia, História e Educação: A questão indígena e a escola. São Paulo: FAPESP/GLOBAL/MARI, 2001. GERHARDT, T. E., & SILVEIRA, D. T. (Orgs). (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS. GOMES, Ana Maria R.; MIRANDA, Shirley Aparecida de. A formação de professores indígenas na UFMG e os dilemas das “culturas” entre os Xakriabá e os Pataxó. In: Políticas culturais e povos indígenas / org. Manuela Carneiro da Cunha, Pedro Niermeyer Cesarino. –1. Ed. – São Paulo: Cultura acadêmica, 2014. GONDRA, José Gonçalves.; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no império brasileiro. São Paulo: Cortez Editora, 2008. HOFFMAN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2009. LUCIANO, Gersen José dos Santos. Educação Para Manejo e Domesticação do Mundo Entre a Escola Ideal e a Escola Real: os dilemas da educação escolar indígena no Alto Rio Negro. Outubro de 2011. 370 páginas. Tese. Universidade de Brasília. PAIVA, José Maria de. Educação Jesuítica no Brasil Colonial. In: LOPES, E. M. T., FARIA FILHO, L. M. & VEIGA, C. G. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. PEREIRA, Verônica Mendes. A educação escolar indígena em Minas Gerais. Paidéia: revista do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. Fumec Belo Horizonte Ano 6 n. 6 p. 25-39 jan./jun. 2009. PEREIRA, A. S., Shitsuka, D. M., PARREIRA F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Recuperado de https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia Pesquisa-Cientifica. pdf?sequence =1. SILVA, T. M. N. A construção do currículo na sala de aula: o professor como pesquisador. São Paulo: EPU, 1990. SOUSA FILHO, Sinval Martins de. Educação Akwén-Xerente (Jê): Seus Saberes e Práticas Frente aos Modelos Brasileiros de Escolarização. Itabaiana: Gepiadde, Ano 5, Volume 10, jul-dez de 2011. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Projeto Pedagógico do Curso de Educação Básica Indígena: formação intercultural de professores (FIEI). Belo Horizonte: UFMG, 2011. Disponível em: <https://www2.ufmg.br/prograd/prograd/Pro-Reitoria-de-Graduacao/Cursos /Humanas/Educacao-Basica-Indigena-Formacao-Intercultural-de-Professor-FIEI > Acesso em: 28/05/2019. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org) Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas SP: Papirus, 1995. VEIGA, Ilma Passos A. Perspectivas para Reflexão em torno do Projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos A. e RESENDE, Lúcia G. de (orgs.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígena. Projeto pedagógico de curso. Formação de professores.pt_BR
dc.subjectIndigenous School Education. Pedagogical Course Project. Teacher Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA INDÍGENA: FORMAÇÃO INTERCULTURAL PARA EDUCADORES INDÍGENAS (FIEI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_RannaIaradePinhoChavesAlmeida.pdf815,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.