Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1469
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DO ASSISTENCIALISMO AO PROCESSO EDUCATIVO: O PAPEL PEDAGÓGICO DA CRECHE
Autor(es): Moreira, Helen
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma
Primeiro Membro da Banca: Jordão, Uiara
Segundo Membro da Banca: Cirino, Darciene
Resumo: Este artigo tem como título “Do assistencialismo ao processo educativo: o papel pedagógico das Creches”, e parte das seguintes inquietações: como se construiu essa concepção da Creche como uma instituição assistencialista? Que mudanças importantes aconteceram desde as primeiras Creches aos dias atuais? Que significados tais mudanças tiveram na vida das crianças? As questões levaram ao desenvolvimento do tema, tendo como objetivo compreender as transformações ocorridas historicamente sobre o significado da creche desde o momento de sua criação, no qual se tinha uma perspectiva assistencialista, até os dias atuais, as conquistas e Leis que regulamentam o processo educativo nas Creches e o direito ao ensino escolar, bem como o papel pedagógico que estas instituições desempenham na educação infantil. Apresentamos brevemente o entendimento que se tem de criança e infância desde a Revolução Industrial até a contemporaneidade. Para tal, analisamos documentos e Leis elaboradas no intuito de normatizar o ensino na Creche e pré-escola, por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo.
Abstract: The pedagogical role of daycare centers”, and part of the following concerns: how was this conception of the daycare center built as an assistance institution? What important changes have happened since the first daycare centers to the present day? What significance did these changes have in the lives of children? The questions led to the development of the theme, with the objective of understanding the transformations that have occurred historically about the meaning of the daycare center since the moment of its creation, in which there is an assistance perspective, until the present day. The achievements and laws that regulate the educational process in daycare centers and the right to school education, as well as the pedagogical role that the daycare plays in early childhood education. We briefly present the understanding of children and childhood from the Industrial Revolution to the present. To this end, we analyzed documents and laws developed in order to standardize teaching in daycare and pre-school, through this document analysis and bibliographic research of a qualitative nature.
Palavras-chave: Educação Infantil. Creches. Assistencialismo. Documentos oficiais.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1469
Data do documento: 23-Nov-2020
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Helen Moreira.pdfartigo_Helen Moreira.pdf773,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.