Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Hilma-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee1Jordão, Uiara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562075230089108pt_BR
dc.contributor.referee2Cirino, Darciene-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756397328966234pt_BR
dc.creatorMoreira, Helen-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3313940681155939pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T19:13:33Z-
dc.date.available2020-12-09-
dc.date.available2020-12-10T19:13:33Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1469-
dc.description.abstractThe pedagogical role of daycare centers”, and part of the following concerns: how was this conception of the daycare center built as an assistance institution? What important changes have happened since the first daycare centers to the present day? What significance did these changes have in the lives of children? The questions led to the development of the theme, with the objective of understanding the transformations that have occurred historically about the meaning of the daycare center since the moment of its creation, in which there is an assistance perspective, until the present day. The achievements and laws that regulate the educational process in daycare centers and the right to school education, as well as the pedagogical role that the daycare plays in early childhood education. We briefly present the understanding of children and childhood from the Industrial Revolution to the present. To this end, we analyzed documents and laws developed in order to standardize teaching in daycare and pre-school, through this document analysis and bibliographic research of a qualitative nature.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como título “Do assistencialismo ao processo educativo: o papel pedagógico das Creches”, e parte das seguintes inquietações: como se construiu essa concepção da Creche como uma instituição assistencialista? Que mudanças importantes aconteceram desde as primeiras Creches aos dias atuais? Que significados tais mudanças tiveram na vida das crianças? As questões levaram ao desenvolvimento do tema, tendo como objetivo compreender as transformações ocorridas historicamente sobre o significado da creche desde o momento de sua criação, no qual se tinha uma perspectiva assistencialista, até os dias atuais, as conquistas e Leis que regulamentam o processo educativo nas Creches e o direito ao ensino escolar, bem como o papel pedagógico que estas instituições desempenham na educação infantil. Apresentamos brevemente o entendimento que se tem de criança e infância desde a Revolução Industrial até a contemporaneidade. Para tal, analisamos documentos e Leis elaboradas no intuito de normatizar o ensino na Creche e pré-escola, por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Helen dos Santos Moreira (helen.moreira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-12-10T18:54:58Z No. of bitstreams: 1 artigo_Helen Moreira.pdf: 792447 bytes, checksum: 21df675a01ff56eb091064b4e16b670e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciane Silva de Souza Prudente (luciane.prudente@ifgoiano.edu.br) on 2020-12-10T19:13:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 artigo_Helen Moreira.pdf: 792447 bytes, checksum: 21df675a01ff56eb091064b4e16b670e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-10T19:13:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 artigo_Helen Moreira.pdf: 792447 bytes, checksum: 21df675a01ff56eb091064b4e16b670e (MD5) Previous issue date: 2020-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Creches. Assistencialismo. Documentos oficiais.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDO ASSISTENCIALISMO AO PROCESSO EDUCATIVO: O PAPEL PEDAGÓGICO DA CRECHEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Helen Moreira.pdfartigo_Helen Moreira.pdf773,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.