Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1458
metadata.dc.type: Dissertação
Title: CURRÍCULO INTEGRADO E HISTÓRIA INSTITUCIONAL: A FORMAÇÃO TÉCNICA INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO EM UM INSTITUTO FEDERAL
metadata.dc.creator: Tavares, Kamilla Assis
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes Sobrinho, Marcos
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes Sobrinho, Marcos
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, José Carlos Moreira de
metadata.dc.contributor.referee3: Pamplona, Renata Silva
metadata.dc.description.resumo: Um dos desafios da educação básica é formação que faça sentido para os estudantes. Formação essa que não seja exclusivamente para atender às demandas do mercado de trabalho, tampouco ensino médio que seja apenas preparatório para cursos de graduação. O currículo integrado busca atender esse desafio. Para desenvolver um currículo verdadeiramente integrado, que é o objeto deste estudo, é necessário constante ir e vir na teoria e prática educativa. O objetivo desta pesquisa foi avaliar se os currículos dos cursos do Ensino Médio Integrado (EMI) em uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) contemplam os pressupostos apresentados por Ciavatta (2012), os quais serviram de referência para a investigação. Dessa forma, buscou-se responder ao seguinte problema: Os currículos dos cursos do Ensino Médio Integrado dessa unidade contemplam a perspectiva dos pressupostos para a formação integrada? A pesquisa foi de abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, análise de documentos oficiais e internos do campus e questionários aplicados a docentes, gestores e estudantes desses cursos. Os dados coletados foram categorizados e interpretados mediante a análise de conteúdo, seguindo as orientações de Bardin (2011). Além de Ciavatta (2012), este estudo apoiou-se nos autores Freire (1996), Frigotto (2012), Gramsci (1982), Manacorda (2007), Moura (2007, 2008), Ramos (2012; 2010), Santomé (1998), Saviani (2007) e outros. Buscou-se compreender se os pressupostos definidos como base para a formação integrada estão contemplados nos currículos dos cursos do EMI. Os resultados mostraram que a formação desenvolvida nessa instituição ainda não contempla todos os pressupostos de Ciavatta (2012), em decorrência de alguns impasses, especialmente a falta de investimentos orçamentários e investimentos em formação continuada de seus servidores, para a materialização da proposta da integração curricular. No entanto, existe um ambiente favorável para que a instituição construa os seus documentos institucionais e currículos de acordo com essa proposta, possibilitando a transformação desse cenário. Desenvolveu-se um livro em formato digital como produto educacional, cujo título é “Formação integrada para além de possibilidades e desafios”. Esse produto pretendeu ser, de forma introdutória, um auxílio e um convite para que docentes, servidores técnico-administrativos e comunidade em geral busquem maior compreensão sobre formação integrada. Espera-se que essa pesquisa possa contribuir para o fortalecimento dos Institutos Federais e sua proposta de EMI, contextualizando a importância do currículo integrado para a formação dos estudantes, na perspectiva que compreendam os eixos da ciência, educação, trabalho, cultura e tecnologia, e contribua também para os estudos dos campos da educação profissional e tecnológica.
Abstract: One of the challenges of basic education is the training that makes sense to students. A Training which is not either exclusively to meet the demands of the labor market or high school which is only to prepare forgraduation courses. It requires a continuous movement on educational theory and practice aiming to develop a curriculum truly integrated that is the object of this study. This research aimed to assess if the curricula of Integrated High School courses (IHS) in a campus from the Federal Institution of Education, Science and Technology (FI) cover the assumptions presented by Ciavatta (2012) that served as a reference for this investigation. Therefore, the research tried to answer the following issue: Do the curricula of Integrated High School courses from that campus cover the perspective of assumptions for the integrated training? The research was through a qualitative approach by means of bibliographic search, official and internal documents analysis from the campus and questionnaires which were applied to teachers, managers and students from those courses. The data collected were categorized and interpreted through content analysis by following the guidelines of Bardin (2011). Besides Ciavatta (2012), the research was also supported by Freire (1996), Frigotto (2012), Gramsci (1982), Manacorda (2007), Moura (2007, 2008), Ramos (2012; 2010), Santomé (1998), Saviani (2007) among others. The research tried to comprehend if the assumptions defined as a base for integrated training are covered in the curricula of IHS courses. The outcomes showed that the training developed on that institution still hasn’t covered the assumptions by Ciavatta (2012) due to a few obstacles, especially the lack of budgetary investments and investments on continuous training for its servants in order to make the proposal of the curricular integration. However, there is a favorable environment for the institution to make its institutional documents and curricula in agreement with that proposal by enabling the transformation of that scenario. As an educational product, there was the development of a book on a digital format which the title is ‘Integrated Training beyond possibilities and challenges. That product intended to be, in an introductory way, an assistance and an invitation to teachers, technical-administrative servants, the community in general to seek a greater understanding on integrated training. Through this research, it is expected to contribute with the Federal Institution’s strengthening and its IHS proposal by contextualizing the importance of the integrated curriculum for the students’ training in the perspective of understanding the science, education, labor, culture and technology axes and also the contribution with studies from the professional and technological education areas.
Keywords: Educação básica
Educação profissional
Mundo do trabalho
Formação emancipadora
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1458
Issue Date: 8-Sep-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_Kamilla_Assis_Tavares.pdfDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.5,26 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons