Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1457
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA SALA DE AULA: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.creator: Lopes, Débora Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Pereira, Miriam Lúcia Reis Macedo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Miriam Lucia Reis Macedo
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Lícia dos
metadata.dc.contributor.referee3: Oliveira, Renata Rolins da Silva
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como tema a importância da afetividade no processo de ensino- aprendizagem visto que o afeto influencia na relação professor- aluno. O objetivo principal deste estudo é pesquisar as ações que promovem uma boa convivência em sala de aula e os métodos que facilitam a interação entre professor e aluno. Sabemos que o afeto é indispensável nas relações humanas, e que está presente em diversos momentos nos acompanhando ao longo da vida. No entanto, observamos que na atualidade esse sentimento tem sido banido das relações, isso faz com que as crianças cresçam precocemente, se comportem com frieza e se tornem muitas vezes agressivas. Deste modo se torna vital compreender a importância de uma relação afetuosa entre professor- aluno, uma vez que havendo esta relação o desempenho escolar dos alunos é mais elevado. O presente trabalho se baseou numa pesquisa de campo em uma escola estadual do município de Rubiataba- GO. A pesquisa foi de cunho qualitativo sendo levada em conta a relação afetiva que existe entre os professores e os alunos, buscando embasamento em estudos bibliográficos com bases gerais nas obras de Freire, Wallon, Chalita, Vygotsky, Piaget e outros, que defendem a afetividade como princípio de qualquer relação. A coleta de dados foi feita através de observações de aulas, relatórios, uso de figuras, entrevistas semiestruturadas com alunos e grupo focal com professores da instituição. Durante as observações das aulas, notou-se que existem professores com maior afetividade pelos alunos do que outros e que quando há respeito mútuo surge motivação para o aluno se interessar pela aula e para o professor ensinar, pois a aula flui de forma tranquila e proveitosa sobrando tempo para sanar dúvidas e interagir uns com os outros.
Abstract: This research has as its theme the importance of affectivity in the teaching-learning process since affect affects the teacher-student relationship. The main objective of this study is to research the actions that promote good coexistence in the classroom and the methods that facilitate the interaction between teacher and student. We know that affection is indispensable in human relationships, and that it is present at different times accompanying us throughout life. However, we note that nowadays this feeling has been banned from relationships, this causes children to grow up early, behave coldly and become often aggressive. In this way, it is vital to understand the importance of an affectionate relationship between teacher and student, since with this relationship, the students' school performance is higher. The present work was based on a field research in a state school in the municipality of Rubiataba-GO. The research was of a qualitative nature, taking into account the affective relationship that exists between teachers and students, seeking a basis in bibliographic studies with general bases in the works of Freire, Wallon, Chalita, Vygotsky, Piaget and others, who defend affectivity as principle of any relationship. Data collection was carried out through classroom observations, reports, use of figures, semi-structured interviews with students and a focus group with teachers at the institution. During the observations of the classes, it was noted that there are teachers with greater affection for students than others and that when there is mutual respect, motivation arises for the student to be interested in the class and for the teacher to teach, as the class flows smoothly and profitably. leaving time to resolve doubts and interact with each other.
Keywords: Afetividade. Prática docente. Processo de ensino-aprendizagem. Desempenho Escolar.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1457
Issue Date: 12-Nov-2020
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho de Conclusão de Curso- Débora Gomes Lopes.pdf1,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.