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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – CAMPUS ITUMBIARA: VIVÊNCIAS E DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
metadata.dc.creator: Borges, Patrícia Arantes Peixoto
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Maria Simone Ferraz
metadata.dc.contributor.referee2: Santiago, Léia Adriana da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Lima, Michelle Castro
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a avaliação da aprendizagem, nos primeiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Goiás – Campus Itumbiara. Consideramos para a realização deste estudo as concepções de avaliação defendida por Domingos Fernandes (2009) concebendo a concepção de avaliação formativa, como aquela capaz de fornecer caminhos diferentes para a aprendizagem do estudante. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como as avaliações das aprendizagens têm sido praticadas e percebidas na instituição a partir da percepção de estudantes e docentes, mapeando os problemas enfrentados. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, foram realizados revisão bibliográfica e pesquisa documental, com a análise dos regulamentos acadêmicos, projetos pedagógicos dos cursos. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com professores e grupos focais com alunos. Os dados foram avaliados por meio de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2009). Conforme exigência do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, objetivou-se ofertar um produto educacional – fruto da pesquisa – que se configura como um Guia Pedagógico, com impressões colhidas dos discentes, nos grupos focais, dos docentes durante as entrevistas, e proposições de avaliações formativas para o ensino integrado. Os grupos focais e as entrevistas com os participantes possibilitaram o reconhecimento da necessidade de construir um material capaz de fornecer aos professores novas possibilidades para a construção da avaliação formativa com as turmas. Por isso, além dos modelos tradicionais de avaliação como provas, seminários e listas de exercícios, citados pelos estudantes como corriqueiros e de pouca contribuição para a aprendizagem, apresentamos novas metodologias. Assim, foi possível concluir que, apesar da falta de experiência em trabalhar com a avaliação formativa, tanto professores quanto estudantes denunciam a necessidade de uma avaliação menos classificatória e excludente e mais acolhedora e capaz de demonstrar se a aprendizagem de fato está acontecendo. Por isso, acreditamos que o Produto Educacional aqui apresentado pode contribuir com a mudança de paradigma da avaliação da aprendizagem utilizado na instituição participante da pesquisa e demais localidades que se dispuserem a utilizar o material disponibilizado.
Abstract: The present work addresses the evaluation of learning, in the first years of technical courses integrated to high school at the Instituto Federal de Goiás - Campus Itumbiara. In order to carry out this study, we considered the conceptions of evaluation defended by Domingos Fernandes (2009) such as: summative, classificatory and excluding evaluation and the concept of formative evaluation, as the one capable of providing different paths for students' learning. The general objective is to analyze how the appraisals of learning have been practiced and perceived in the institution from the perception of students and teachers, mapping the problems faced. The research is of a qualitative approach, of the case study type, bibliographic review and documentary research were carried out, with the analysis of academic regulations, pedagogical projects of courses and course menus. Semi-structured interviews with teachers and focus groups with students will be used. The data were evaluated through content analysis from the perspective of Bardin (2009). As required by the Graduate Program in Professional and Technological Education, the objective was to offer an educational product - the result of research - that is configured as a Pedagogical Support Book, with impressions collected from students, in focus groups, from teachers during interviews, and proposals for formative assessments for integrated teaching. Focus groups and interviews with participants made it possible to recognize the need to build material capable of providing teachers with new possibilities for the construction of formative assessment with classes. Therefore, in addition to the traditional models of assessment such as tests, seminars and exercise lists, cited by students as commonplace and of little contribution to learning, we present new methodologies. Thus, it was possible to conclude that, despite the lack of experience in working with formative assessment, both teachers and students denounce the need for a less classificatory and exclusionary assessment and more welcoming and able to demonstrate whether learning is actually happening. For this reason, we believe that the Educational Product presented here can contribute to the paradigm shift in the assessment of learning used in the institution participating in the research and other locations that are willing to use the material provided.
Keywords: Aprendizagem significativa
Ensino médio integado
Avaliação da Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1454
Issue Date: 23-Nov-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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