Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1439
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PERCEPÇÃO DE SOLOS: EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE URUTAÍ-GO
metadata.dc.creator: Aguiar, Ranyella De Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Wangen, Dalcimar Regina
metadata.dc.description.resumo: O solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado de forma dinâmica com qualidade no ensino fundamental. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção sobre solos por parte de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de um colégio em Urutaí-GO, além de realizar oficinas a fim de contribuir para melhor sua percepção previa sobre esse recurso. O trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, em Urutaí-GO, no período de 01 de julho a 09 de agosto de 2018, tendo como público alvo 60 estudantes de duas turmas do 6º ano do ensino fundamental. Também empregou um questionário com perguntas relativas a este recurso, antes e depois da apresentação de três oficinas abordando o ensino de solos. Depois da apresentação das oficinas, aplicou-se, novamente, o questionário. Considerando-se que antes da apresentação das oficinas 66% das perguntas (quatro perguntas/seis perguntas) tiveram mais de 50% de respostas corretas e entre 0 e 30% de respostas “não sei”, e que depois das oficinas esses valores passaram, respectivamente, para 85,3% e 0 a 15%, respectivamente, e do aumento do número de acertos em relação a cada questão, infere-se que as oficinas contribuíram para melhorar a percepção acerca dos solo por parte dos alunos participantes. Concluiu-se que as oficinas contribuíram para melhorar a percepção por parte dos alunos, no tocante às questões relativas a importância do solo, a influência da matéria orgânica sobre a cor escura dos solos e a presença de organismos nos solos, mas não para aquelas relativas a influência da textura sobre a infiltração de água no solo e da presença de minhocas sobre a qualidade dos solo.
Abstract: Soil is a fundamental component of the terrestrial ecosystem, despite its importance, this content is usually not addressed dynamically with quality in elementary education. Thus, the objective of this work was to evaluate the perception of soils by students in the 6th year of elementary school at a college in Urutaí-GO, in addition to conducting workshops in order to contribute to better their previous perception of this resource. The work was developed at the Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, in Urutaí-GO, from July 1 to August 9, 2018, with a target audience of 60 students from two classes of the 6th year of elementary school. It also used a questionnaire with questions related to this resource, before and after the presentation of three workshops addressing soil education. After the presentation of the workshops, the questionnaire was applied again. Considering that before the presentation of the workshops 66% of the questions (four questions / six questions) had more than 50% correct answers and between 0 and 30% answers “I don't know”, and that after the workshops these values ​​passed, respectively, to 85.3% and 0 to 15%, respectively, and the increase in the number of correct answers in relation to each question, it is inferred that the workshops contributed to improving the perception of the soil by the participating students. It was concluded that the workshops contributed to improve the perception on the part of the students, with regard to issues related to the importance of the soil, the influence of organic matter on the dark color of soils and the presence of organisms in soils, but not for those related to the influence of texture on the infiltration of water in the soil and the presence of earthworms on soil quality.
Keywords: Educação em solos; oficinas de solos; tintura de terra
Soil education; soil workshops; earth tincture
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1439
Issue Date: 2-Oct-2020
Appears in Collections:Bacharelado em Engenharia Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Ranyella.pdf737,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.