Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Wangen, Dalcimar Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8369891533597602pt_BR
dc.creatorAguiar, Ranyella De Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4117193972239459pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-20T18:15:14Z-
dc.date.available2020-11-23-
dc.date.available2020-11-20T18:15:14Z-
dc.date.issued2020-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1439-
dc.description.abstractSoil is a fundamental component of the terrestrial ecosystem, despite its importance, this content is usually not addressed dynamically with quality in elementary education. Thus, the objective of this work was to evaluate the perception of soils by students in the 6th year of elementary school at a college in Urutaí-GO, in addition to conducting workshops in order to contribute to better their previous perception of this resource. The work was developed at the Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, in Urutaí-GO, from July 1 to August 9, 2018, with a target audience of 60 students from two classes of the 6th year of elementary school. It also used a questionnaire with questions related to this resource, before and after the presentation of three workshops addressing soil education. After the presentation of the workshops, the questionnaire was applied again. Considering that before the presentation of the workshops 66% of the questions (four questions / six questions) had more than 50% correct answers and between 0 and 30% answers “I don't know”, and that after the workshops these values ​​passed, respectively, to 85.3% and 0 to 15%, respectively, and the increase in the number of correct answers in relation to each question, it is inferred that the workshops contributed to improving the perception of the soil by the participating students. It was concluded that the workshops contributed to improve the perception on the part of the students, with regard to issues related to the importance of the soil, the influence of organic matter on the dark color of soils and the presence of organisms in soils, but not for those related to the influence of texture on the infiltration of water in the soil and the presence of earthworms on soil quality.pt_BR
dc.description.resumoO solo é um componente fundamental do ecossistema terrestre, apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado de forma dinâmica com qualidade no ensino fundamental. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a percepção sobre solos por parte de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de um colégio em Urutaí-GO, além de realizar oficinas a fim de contribuir para melhor sua percepção previa sobre esse recurso. O trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Dr. Vasco dos Reis Gonçalves, em Urutaí-GO, no período de 01 de julho a 09 de agosto de 2018, tendo como público alvo 60 estudantes de duas turmas do 6º ano do ensino fundamental. Também empregou um questionário com perguntas relativas a este recurso, antes e depois da apresentação de três oficinas abordando o ensino de solos. Depois da apresentação das oficinas, aplicou-se, novamente, o questionário. Considerando-se que antes da apresentação das oficinas 66% das perguntas (quatro perguntas/seis perguntas) tiveram mais de 50% de respostas corretas e entre 0 e 30% de respostas “não sei”, e que depois das oficinas esses valores passaram, respectivamente, para 85,3% e 0 a 15%, respectivamente, e do aumento do número de acertos em relação a cada questão, infere-se que as oficinas contribuíram para melhorar a percepção acerca dos solo por parte dos alunos participantes. Concluiu-se que as oficinas contribuíram para melhorar a percepção por parte dos alunos, no tocante às questões relativas a importância do solo, a influência da matéria orgânica sobre a cor escura dos solos e a presença de organismos nos solos, mas não para aquelas relativas a influência da textura sobre a infiltração de água no solo e da presença de minhocas sobre a qualidade dos solo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ranyella de Oliveira Aguiar (2013101200640029@ifgoiano.edu.br) on 2020-11-20T05:13:08Z No. of bitstreams: 1 TCC_Ranyella.pdf: 754889 bytes, checksum: 557caf33f1b864c6407b6234bc8c320c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-11-20T18:14:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Ranyella.pdf: 754889 bytes, checksum: 557caf33f1b864c6407b6234bc8c320c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-20T18:15:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Ranyella.pdf: 754889 bytes, checksum: 557caf33f1b864c6407b6234bc8c320c (MD5) Previous issue date: 2020-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação em solos; oficinas de solos; tintura de terrapt_BR
dc.subjectSoil education; soil workshops; earth tincturept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::ENGENHARIA AGRICOLApt_BR
dc.titlePERCEPÇÃO DE SOLOS: EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE URUTAÍ-GOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Agrícola

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ranyella.pdf737,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.