Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1433
metadata.dc.type: Dissertação
Title: PRÁTICAS INTEGRADORAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA MEDIADA PELO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
metadata.dc.creator: Costa, Roberta da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Emmanuela Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Felicio, Cinthia Maria
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, José Carlos Moreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Pedroso, Leonardo Batista
metadata.dc.description.resumo: O mundo globalizado tem passado por intensas transformações sociais, econômicas e tecnológicas que se processam de forma rápida e contínua. A escola não deve ser indiferente a essa realidade, devendo acompanhar tais mudanças e buscar novas alternativas que favoreçam o processo educacional. Diante desse contexto, emerge a necessidade de explorar novas possibilidades ou estratégias de ensino que possibilitem a construção de conhecimentos de forma mais significativa e prazerosa. O presente estudo objetivou analisar a ocorrência de práticas pedagógicas integradoras com uso de tecnologias no Instituto Federal Goiano – campus Morrinhos, tendo como base a disciplina de Geografia. Dessa forma, pretendeu-se investigar se essas práticas interferem no processo educacional na perspectiva da formação integral dos alunos. A pesquisa foi realizada na turma do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio com uma abordagem de estudo mista do tipo pesquisa-ação. O produto educacional resultante foi uma sequência didática interdisciplinar que compôs a coleta de dados juntamente com a aplicação de questionários semiestruturados a professores e alunos. As informações obtidas foram analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo de Bardin e de análise estatística descritiva. Concluiu-se que, apesar dos desafios existentes, o desenvolvimento de práticas integradoras com uso de recursos tecnológicos deve ser mais discutido nas escolas para que se torne mais constante, pois, quando bem articuladas, tais práticas contribuem significativamente para o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The globalized world has been through intense social, economic and technological changes that are taking place in a quick and continuously way. The school must not be indifferent to this reality and should follow such changes and seek new alternatives that favor the educational process. In this context, the need to explore new possibilities or teaching strategies that enable the construction of knowledge in a more meaningful and enjoyable way emerges. The present study aimed to analyze the occurrence of integrative pedagogical practices using technologies at the Instituto Federal Goiano – campus Morrinhos, based on the discipline of Geography. Thus, it was intended to investigate whether these practices interfere in the educational process from the perspective of the integral training of students. The research was carried out in the class of the first year of the Technical Course in Informatics Integrated to High School with a mixed study approach of the research-action type. The resulting educational product was an interdisciplinary didactic sequence that composed the data collection together with the application of semi-structured questionnaires to teachers and students. The information obtained were analyzed using the Bardin content analysis technique and the descriptive statistical analysis. It was concluded that, despite the existing challenges, the development of integrative practices with the use of technological resources should be more discussed in schools so that it becomes more constant, because, when it is well articulated, such practices contribute significantly to the teaching and learning process.
Keywords: Educação Profissional e Tecnológica
Ensino de Geografia
Práticas interdisciplinares
Tecnologias da Informação e Comunicação
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1433
Issue Date: 22-Oct-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RobertaCosta.pdf4,16 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons