Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1433
Tipo: Dissertação
Título: PRÁTICAS INTEGRADORAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA MEDIADA PELO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Autor(es): Costa, Roberta da Silva
Primeiro Orientador: Lima, Emmanuela Ferreira de
Primeiro Coorientador: Felicio, Cinthia Maria
Primeiro Membro da Banca: Souza, José Carlos Moreira de
Segundo Membro da Banca: Pedroso, Leonardo Batista
Resumo: O mundo globalizado tem passado por intensas transformações sociais, econômicas e tecnológicas que se processam de forma rápida e contínua. A escola não deve ser indiferente a essa realidade, devendo acompanhar tais mudanças e buscar novas alternativas que favoreçam o processo educacional. Diante desse contexto, emerge a necessidade de explorar novas possibilidades ou estratégias de ensino que possibilitem a construção de conhecimentos de forma mais significativa e prazerosa. O presente estudo objetivou analisar a ocorrência de práticas pedagógicas integradoras com uso de tecnologias no Instituto Federal Goiano – campus Morrinhos, tendo como base a disciplina de Geografia. Dessa forma, pretendeu-se investigar se essas práticas interferem no processo educacional na perspectiva da formação integral dos alunos. A pesquisa foi realizada na turma do primeiro ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio com uma abordagem de estudo mista do tipo pesquisa-ação. O produto educacional resultante foi uma sequência didática interdisciplinar que compôs a coleta de dados juntamente com a aplicação de questionários semiestruturados a professores e alunos. As informações obtidas foram analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo de Bardin e de análise estatística descritiva. Concluiu-se que, apesar dos desafios existentes, o desenvolvimento de práticas integradoras com uso de recursos tecnológicos deve ser mais discutido nas escolas para que se torne mais constante, pois, quando bem articuladas, tais práticas contribuem significativamente para o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The globalized world has been through intense social, economic and technological changes that are taking place in a quick and continuously way. The school must not be indifferent to this reality and should follow such changes and seek new alternatives that favor the educational process. In this context, the need to explore new possibilities or teaching strategies that enable the construction of knowledge in a more meaningful and enjoyable way emerges. The present study aimed to analyze the occurrence of integrative pedagogical practices using technologies at the Instituto Federal Goiano – campus Morrinhos, based on the discipline of Geography. Thus, it was intended to investigate whether these practices interfere in the educational process from the perspective of the integral training of students. The research was carried out in the class of the first year of the Technical Course in Informatics Integrated to High School with a mixed study approach of the research-action type. The resulting educational product was an interdisciplinary didactic sequence that composed the data collection together with the application of semi-structured questionnaires to teachers and students. The information obtained were analyzed using the Bardin content analysis technique and the descriptive statistical analysis. It was concluded that, despite the existing challenges, the development of integrative practices with the use of technological resources should be more discussed in schools so that it becomes more constant, because, when it is well articulated, such practices contribute significantly to the teaching and learning process.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Ensino de Geografia
Práticas interdisciplinares
Tecnologias da Informação e Comunicação
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1433
Data do documento: 22-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_RobertaCosta.pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons