Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1425
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AVERIGUAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO À DISTÂNCIA UTILIZADAS NAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO
Autor(es): Queiroz, Raiane Franco Moreira de
Resumo: Com o passar do tempo, as tecnologias da informação (TICs) ganharam seu espaço e foram bastante difundidas nos meios educacionais. Tornaram-se ferramentas inerentes ao cotidiano das novas gerações, o que torna notória a relevância e a necessidade de tais tecnologias. O estudo partiu do anseio em conhecer as diferentes metodologias utilizadas na educação a distância dentro dos diferentes cursos presenciais de Licenciatura em Química, do Instituto Federal Goiano. Objetivou-se, assim, verificar qual campus oferta disciplinas a distância e se o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) se encontra pautado na legislação vigente para a oferta de carga horária não presencial. Pela pesquisa bibliográfica, construiu-se os referenciais teóricos do artigo quanto às principais metodologias utilizadas na EaD, bem como, pela pesquisa documental, que se pautou pela consulta à legislação em vigência sobre esta demanda. Procurou-se identificar a presença explícita do quantitativo das disciplinas ofertadas com metodologias em EaD no PPC de cada campi do IF Goiano, nos cursos de Licenciatura em Química, no intuito de observar qual é a legislação descrita que fundamenta tal oferta. Pelo estudo, concluiu-se que há necessidade de atualização dos projetos de curso de Licenciatura em Química, nos campi observados, em dois quesitos: dispositivo legal vigente e descrição das metodologias a serem utilizadas para a oferta de carga horária a distância.
Abstract: Over time, information technologies (ICTs) have gained space and have been widely disseminated in educational circles. They have become tools inherent in the daily lives of new generations, which makes the need and need for such technologies notorious. The study was based on the desire to learn about the different methodologies used in distance education within the different classroom courses in Chemistry Degree, from the Federal Institute of Goiás. The objective was, therefore, to verify which campus offers distance learning courses and if the Pedagogical Course Project (PPC) is based on the current legislation for a non-classroom workload offer. Through the bibliographic research, the theoretical references of the article were constructed regarding the main methodologies used in Distance Education, as well as through the documentary research, which was guided by the consultation of the legislation in force on this demand. We tried to identify an explicit presence of the quantity of disciplines offered with distance education methodologies in the PPC of each IF Goiano campuses, in the Chemistry Degree courses, in order to observe which is the applied legislation that fundamentally offer. From the study, it was concluded that there is a need to update the Chemistry Degree course projects, on the observed campuses, in two aspects: current legal device and description of the methodologies to be used for a distance workload offer.
Palavras-chave: Metodologias Ativas
Educação a Distância
Projeto Pedagógico de Curso
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1425
Data do documento: 2-Set-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Educação e Trabalho Docente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_esp_Raiane Franco Moreira de Queiroz.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.