Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1421
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
Autor(es): Guimarães, Giselle Aparecida Ribeiro
Primeiro Orientador: Brandão, Hilma Aparecida
Primeiro Membro da Banca: Brandão, Hilma Aparecida
Segundo Membro da Banca: Gargione, Ana Alice dos Passos
Terceiro Membro da Banca: Ferreira, Juliana Kummer Perinazzo
Resumo: A Disciplina de Matemática é tida por muitos alunos como a mais difícil entre todas as outras, o que chamou-nos atenção para escrever este artigo, que tem como tema “As dificuldades dos alunos do ensino fundamental na disciplina de matemática”. Partimos de algumas questões, como: o que leva os alunos a esse sentimento relacionado à Matemática? É possível identificar essas dificuldades apresentadas pelos alunos no Ensino Fundamental? O que pode ser feito como possibilidade de aulas mais atraentes em Matemática, para que os alunos tenham motivação para o estudo desta Disciplina? Ao responder essas questões nosso objetivo foi entender o que leva os alunos, de modo particular, do Ensino Fundamental a esse sentimento relacionado à Matemática, caracterizando as dificuldades encontradas, bem como apontar possibilidades de aulas mais atraentes com a finalidade de motivá-los para o estudo da Disciplina. Como metodologia, adotamos a pesquisa de cunho bibliográfico a partir de uma leitura interpretativa, sustentada por alguns autores que discorrem sobre o tema, entre eles Sisto (2001), Sacramento (2009) Pimenta (2019), entre outros. Conclui-se com a pesquisa que precisamos compreender os tipos de dificuldades de aprendizagem de conteúdos matemáticos e reorganizar o currículo escolar, de modo a considerar a disciplina de matemática como um processo historicamente produzido e em contínua transformação, inclusive nos cursos de licenciatura que visam à formação de professores.
Abstract: The Mathematics Discipline is considered by many students to be the most difficult among all others, which drew our attention to write this article, which has the theme "The difficulties of elementary school students in the discipline of mathematics". We started from some questions, such as: what leads students to this feeling related to Mathematics? Is it possible to identify these difficulties presented by students in elementary school? What can be done as a possibility for more attractive classes in Mathematics, so that students have motivation to study this Discipline? In answering these questions, our objective was to understand what leads students, in particular, from elementary school to this feeling related to mathematics, characterizing the difficulties encountered, as well as pointing out possibilities for more attractive classes in order to motivate them to study of the Discipline. As a methodology, we adopted bibliographic research based on an interpretive reading, supported by some authors who discuss the topic, among them Sisto (2001), Sacramento (2009) Pimenta (2019), among others. It concludes with the research that we need to understand the types of learning difficulties of mathematical content and to reorganize the school curriculum, in order to consider the discipline of mathematics as a process historically produced and in continuous transformation, including in undergraduate courses that aim at teacher training.
Palavras-chave: Matemática. Tipos de Dificuldades. Ressignificação da Matemática.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1421
Data do documento: 14-Out-2020
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Giselle Aparecida Ribeiro Guimarães.pdf923,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.