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metadata.dc.type: Dissertação
Title: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO APLICATIVO ESATE: ESCALA DE AUTOEFICÁCIA DE ESTUDO COM ORIENTAÇÃO DE APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR
metadata.dc.creator: Schneider, Giseli Cristina da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Matos, Fernando Barbosa
metadata.dc.description.resumo: O desempenho escolar e seus determinantes têm sido alvo de muitos estudos no campo educacional contemporâneo. De fato, o conhecimento dos aspectos que influenciam os resultados da aprendizagem dos estudantes é imprescindível para a compreensão do baixo rendimento escolar e suas repercussões. Aprofundando os estudos sobre esse tema no local de realização da presente pesquisa, identificou-se uma taxa de reprovação escolar acima da média nacional do ensino médio divulgada pelo INEP 2014-2018, nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. No intuito de compreender mais sobre o fenômeno encontrado e, suprir a escassez de instrumentos que auxiliem a identificação de fatores que influenciam o desempenho escolar no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, foi desenvolvido o aplicativo para dispositivos móveis ESATE - Escala de Autoeficácia de Estudo com Orientação de Aprendizagem, apresentado como o produto educacional desta dissertação, elemento obrigatório das dissertações do Mestrado Profissional ProfEPT. A ESATE pode ser utilizada por profissionais da área de educação e por estudantes que possuem interesse em identificar seu nível de eficácia nos estudos. O objetivo central buscou investigar se um instrumento de avaliação e orientação psicoeducacional pode contribuir para a compreensão do fenômeno da alta taxa de reprovação dos alunos do ensino médio integrado. Este trabalho se trata de um estudo de caso, do tipo exploratório e documental, de abordagem mista. Foi realizado no IF Goiano - campus Morrinhos, com 46 alunos do 2º ano do ensino médio integrado. Como resultados, foi constatado baixo desempenho escolar entre os estudantes do ensino médio integrado da instituição de ensino investigada, entre os anos 2018 e 2019. Também foram identificados padrões de comportamento referentes a cada uma das nove subescalas de avaliação da ESATE, demonstrando que esta é capaz de levantar informações suficientes para indicar motivos para a alta taxa de reprovação escolar da população estudada e para auxiliar na implementação de ações para prevenir e intervir em cenários de baixo desempenho acadêmico. A ESATE foi validada pelos participantes como produto educacional e está pronta para a utilização de acordo com seu Manual de Utilização.
Abstract: School performance and its determinants have been the subject of many studies in the contemporary educational field. Indeed, knowing the aspects that affect students' learning results is essential for understanding low school performance and its repercussions. Deepening the studies on this topic where this research was conducted, a school failure rate above the national high school average published by INEP 2014-2018 was identified in technical courses integrated with high school. In order to understand more about the phenomenon found and supply the scarcity of instruments that help the identification of factors that affect school performance in the context of Professional and Technological Education, the ESATE (Self-efficacy Scale with Learning Orientation) mobile application for mobile devices was developed, presented as the educational product of this master’s thesis, a mandatory element of the Professional Master ProfEPT thesis. ESATE can be used by professionals in the field of education and by students who are interested in identifying its level of effectiveness in studies. This research aims to investigate whether an instrument of psychoeducational assessment and guidance can contribute to the understanding of the phenomenon of the high failure rate of students in integrated high school. This work is a case study, exploratory and documentary, with a mixed approach. It was held at IF Goiano – campus Morrinhos, with 46 students from the 2nd year of integrated high school. As a result, low school performance was found among students of integrated high school at the investigated educational institution between the years 2018 and 2019. Patterns of behavior were also identified for each of the nine ESATE evaluation subscales, demonstrating that it is capable of raising enough information to indicate reasons for the high school failure rate of the studied population and to assist in the implementation of actions to prevent and intervene in scenarios of low academic performance. ESATE has been validated by the participants as an educational product and is ready for use according to its User Manual.
Keywords: Avaliação psicoeducacional. Ensino médio integrado . Rendimento escolar. Reprovação.
Psychoeducational assessment. Integrated high school. School performance. School failure.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1420
Issue Date: 30-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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