Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1404
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL: LIMITES E POSSIBILIDADES
metadata.dc.creator: Fernandes, Larissa
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria Lícia
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Suelino
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Pamella
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Biologia é abordado nos documentos oficiais como formador de indivíduos para exercício da cidadania, com conhecimentos sobre o meio natural e os processos que envolvem a vida; como formador de sujeitos críticos e autônomos. Porém, diversos pesquisadores da educação têm, através de trabalhos científicos, evidenciado, identificado e proposto soluções para diversas problemáticas que envolvem o ensino desta disciplina. Este trabalho teve como objetivo produzir uma revisão de literatura sobre a produção científica relacionada ao ensino de Biologia. Foram produzidos capítulos que abordam os precedentes sócio históricos do ensino científico e biológico, suas potencialidades, suas fragilidades, o processo de formação do profissional docente em Biologia e o papel das práticas pedagógicas no seu processo de ensino-aprendizagem. Foi produzida uma perspectiva sistemática sobre o ensino de Biologia, comparando diversas opiniões, metodologias e contribuições científicas dentro da temática. O agrupamento de informações pedagógicas deste documento, bem como a síntese e a discussão dos dados analisados, visam contribuir para a expansão da literatura científica sobre ensino de Biologia.
Abstract: The teaching of biology is addressed in official documents as a trainer of individuals to exercise citizenship, with knowledge about the natural environment and processes that involve life, is also cited as a maker of critical and autonomous subjects. However, several educational researchers have, through scientific work, evidenced, identified and proposed solutions to various problems involving the teaching of this school subject. This work aimed to produce a literature review on the scientific production related to the teaching of biology, chapters were produced that address the socio-historical precedents of scientific and biological education, its potentialities, its weaknesses, the process of formation of the teaching professional in Biology and the role of pedagogical practices in their teaching-learning process. A systematic perspective on the teaching of biology was produced, comparing various opinions, methodologies and scientific contributions within the theme. The grouping of pedagogical information in this document, as well as the synthesis and discussion of the analyzed data, aim to contribute to the expansion of the scientific literature on Biology teaching.
Keywords: Educação. Pesquisa. Biologia. Docência. Prática Pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ceres
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1404
Issue Date: 15-Sep-2020
Appears in Collections:Licenciatura em Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Larissa Amaral Santos Fernandes.pdfINVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL: limites e possibilidades853,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.