Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1404
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Lícia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7934023451377993 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Suelino | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1336178714174221 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Costa, Pamella | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3043413486375986 | pt_BR |
dc.creator | Fernandes, Larissa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5854032487521806 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-09T02:06:11Z | - |
dc.date.available | 2020-10-14 | - |
dc.date.available | 2020-10-09T02:06:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1404 | - |
dc.description.abstract | The teaching of biology is addressed in official documents as a trainer of individuals to exercise citizenship, with knowledge about the natural environment and processes that involve life, is also cited as a maker of critical and autonomous subjects. However, several educational researchers have, through scientific work, evidenced, identified and proposed solutions to various problems involving the teaching of this school subject. This work aimed to produce a literature review on the scientific production related to the teaching of biology, chapters were produced that address the socio-historical precedents of scientific and biological education, its potentialities, its weaknesses, the process of formation of the teaching professional in Biology and the role of pedagogical practices in their teaching-learning process. A systematic perspective on the teaching of biology was produced, comparing various opinions, methodologies and scientific contributions within the theme. The grouping of pedagogical information in this document, as well as the synthesis and discussion of the analyzed data, aim to contribute to the expansion of the scientific literature on Biology teaching. | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino de Biologia é abordado nos documentos oficiais como formador de indivíduos para exercício da cidadania, com conhecimentos sobre o meio natural e os processos que envolvem a vida; como formador de sujeitos críticos e autônomos. Porém, diversos pesquisadores da educação têm, através de trabalhos científicos, evidenciado, identificado e proposto soluções para diversas problemáticas que envolvem o ensino desta disciplina. Este trabalho teve como objetivo produzir uma revisão de literatura sobre a produção científica relacionada ao ensino de Biologia. Foram produzidos capítulos que abordam os precedentes sócio históricos do ensino científico e biológico, suas potencialidades, suas fragilidades, o processo de formação do profissional docente em Biologia e o papel das práticas pedagógicas no seu processo de ensino-aprendizagem. Foi produzida uma perspectiva sistemática sobre o ensino de Biologia, comparando diversas opiniões, metodologias e contribuições científicas dentro da temática. O agrupamento de informações pedagógicas deste documento, bem como a síntese e a discussão dos dados analisados, visam contribuir para a expansão da literatura científica sobre ensino de Biologia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Larissa Amaral Santos Fernandes (larissa.amaral@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2020-10-08T19:18:05Z No. of bitstreams: 1 TCC - Larissa Amaral WORD - Corrigido por-banca-convertido(1).pdf: 873835 bytes, checksum: abdf87a93c66c6dc053e2bd63ed17490 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-10-09T02:03:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Larissa Amaral WORD - Corrigido por-banca-convertido(1).pdf: 873835 bytes, checksum: abdf87a93c66c6dc053e2bd63ed17490 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-10-09T02:06:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Larissa Amaral WORD - Corrigido por-banca-convertido(1).pdf: 873835 bytes, checksum: abdf87a93c66c6dc053e2bd63ed17490 (MD5) Previous issue date: 2020-09-15 | en |
dc.description.sponsorship | Capes/CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Ceres | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação. Pesquisa. Biologia. Docência. Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL: LIMITES E POSSIBILIDADES | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Larissa Amaral Santos Fernandes.pdf | INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE BIOLOGIA NO BRASIL: limites e possibilidades | 853,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.