Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1385
metadata.dc.type: Dissertação
Title: INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS MORRINHOS
Other Titles: Scientific Initiation in Integrated Technical High School: a case study at the Federal Goiano Institute - Campus Morrinhos
metadata.dc.creator: Oliveira, Suellem Ferreira do Amaral
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Emmanuela Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Noll, Matias
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Carla de Moura
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo avaliar a influência e a contribuição da Iniciação Científica para a formação dos estudantes do Ensino Médio Técnico na consolidação da pesquisa e da produção de conhecimentos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos. Para atingir os fins pretendidos, essa pesquisa utilizou-se de uma abordagem mista, do tipo estudo de caso, realizada por meio de análise documental e aplicação de questionários com 18 docentes, 22 estudantes bolsistas e 7 voluntários, todos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e voluntário para o Ensino Médio na instituição. Os dados obtidos foram categorizados e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, complementada com dados sócios demográficos apresentados em tabelas. Os resultados adquiridos a partir dos relatos dos participantes apontam as contribuições da Iniciação Científica para a formação dos estudantes de Ensino Médio Técnico, que proporciona o contato inicial dos estudantes com a pesquisa, além de reforçar a relevância dos programas de Iniciação Científica para a concretização dos objetivos e finalidades da instituição. Depreende-se que, apesar da Iniciação Científica com estudantes de nível médio técnico apresentar limitações e dificuldades relacionadas à inexperiência e falta de conhecimento prévio dos estudantes, essa modalidade tem colaborado com o desenvolvimento social e intelectual dos estudantes, além de contribuir para a consolidação da pesquisa na instituição. Diante dos achados da pesquisa, desenvolveu-se o produto educacional organizado em forma de um guia, intitulado “Iniciação Científica: Guia básico para iniciante”, direcionado aos estudantes do Ensino Médio Técnico, em linguagem simples, direta, na busca de divulgar e ressaltar os benefícios da participação dos alunos na área da pesquisa, uma vez que esta prática é de suma importância, principalmente para uma formação voltada à Educação Profissional Tecnológica, como a ofertada pelos Institutos Federais de Educação do Brasil, dentre outras instituições de ensino.
Abstract: The present study aims to evaluate the influence and contribution of Scientific Initiation to the training of technical high school students in the consolidation of research and knowledge production at the Federal Institute of Education, Science and Technology Goiano - Campus Morrinhos. To achieve the intended purposes, this research used a mixed approach of the case study type, carried out by means of documentary analysis and application of questionnaires with a selected and intentional sample of 18 professors, 22 scholarship students and 7 volunteers, all participating in the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships and volunteer for high school at the institution. The data obtained were categorized and analyzed using the content analysis technique, complemented with socio-demographic data worked on charts and tables. The results obtained from the participants' reports point to the contributions of scientific initiation to the training of technical high school students, providing initial contact between students and research, in addition to reinforcing the relevance of Scientific Initiation programs for the achievement of objectives and purposes of the institution. It is possible to conclude that, despite the Scientific Initiation with students of technical high school present limitations and difficulties related to the inexperience and lack of previous knowledge of the students, this modality has collaborated with the social and intellectual development of the students, besides contributing to the consolidation of research at the institution. The results of this research led to an educational product that was developed and organized in a guide, entitled “Scientific Initiation: Basic guide for beginners”, directed to students of Technical High School, in simple and direct language, with the objective of bringing students closer to the research universe, since this practice is very important, especially for training aimed at Technological Professional Education, such as that offered by the Brazilian Federal Institutes of Education, among other educational institutions.
Keywords: Iniciação Científica. Pesquisa. Instituto Federal. Ensino médio técnico. Educação profissional e tecnológica.
Scientific Initiation. Scientific Research. Federal Institute. Technical High School. Professional and Technological Education.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1385
Issue Date: 20-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_Suellem Ferreira do Amaral Oliveira.pdfIniciação Científica no Ensino Médio Técnico Integrado: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos2,2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons