Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1371
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O ENSINO DE DIDÁTICA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR
metadata.dc.creator: Inácio, Renata Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como tema central o ensino de Didática e as práticas pedagógicas do professor. A escolha do tema se justifica por vivenciarmos um cenário no qual as políticas neoliberais - um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defendem a não participação do estado na economia, onde deve haver total liberdade de comércio, para garantir o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país - interferem assustadoramente na qualidade educacional oferecida na escola pública, o que desperta para a necessidade de refletir sobre a importância da didática para a formação e qualificação dos professores; analisar como a didática tem sido vista na história da educação brasileira; entender a necessidade de incluir as práticas pedagógicas aliadas às teorias trabalhadas na Disciplina de Didática como uma forma mais eficaz de conscientização dos professores, quanto a seu papel para a promoção de uma educação integral, fora dos moldes impostos pelas políticas neoliberais. Para tal, utiliza-se como metodologia a pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema. As reflexões produzidas se sustentam nos debates e reflexões produzidas por autores como Minayo, Libâneo, Candau, Loss, Barros, Jorosky, Frigotto, Gil, Freire, Pimenta, Franco, Santos, entre outros. Em um primeiro momento, analisamos sobre como a didática tem sido vista na história da educação brasileira, em seguida uma rápida análise sobre a importância da didática para a formação e qualificação dos professores de modo a entender a necessidade de incluir as práticas pedagógicas aliadas às teorias trabalhadas na Disciplina de Didática, concluindo que essa é uma necessidade urgente se queremos mudar os rumos da educação pública no país.
Abstract: The present work has as main theme the teaching of Didactics and the pedagogical practices of the teacher. The choice of the theme is justified by experiencing a scenario in which neoliberal policies - a set of capitalist political and economic ideas that defend the non-participation of the state in the economy, where there must be complete freedom of trade, to guarantee economic growth and development social of a country - interfere frighteningly in the educational quality offered in the public school, which awakens to the need to reflect on the importance of didactics for the training and qualification of teachers; analyze how didactics have been seen in the history of Brazilian education; understand the need to include pedagogical practices combined with theories worked on in the Didactics Discipline as a more effective way of raising teachers' awareness of their role in promoting comprehensive education, outside the molds imposed by neoliberal policies. To this end, qualitative research is used as a methodology, through a bibliographic review on the topic. The reflections produced are sustained in the debates and reflections produced by authors such as Minayo, Libâneo, Candau, Loss, Barros, Jorosky, Frigotto, Gil, Freire, Pimenta, Franco, Santos, among others. At first, we analyze how didactics have been seen in the history of Brazilian education, then a quick analysis on the importance of didactics for the training and qualification of teachers in order to understand the need to include pedagogical practices combined with theories. worked on in the Didactics Discipline, concluding that this is an urgent need if we want to change the direction of public education in the country.
Keywords: didática
teoria
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1371
Issue Date: 12-Aug-2020
Appears in Collections:Especialização em Docência do Ensino Superior

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcae_Renata Ribeiro Inácio.pdf121,98 kBAdobe PDFView/Open
ficha_catalográfica_Renata Ribeiro Inácio.pdf2,16 kBAdobe PDFView/Open
tcc_Renata Ribeiro Inácio.pdf355,5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.