Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1365
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: PLANEJAMENTO E EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO SOBRE OS RECURSOS EMPRESARIAIS NECESSÁRIOS PARA A CRIAÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO
metadata.dc.creator: Faustino, Janaina
Fernandes, Ana Fábia Ribeiro
Ferreira, Rafaela Batke Dias
Santana, Ariana Barbosa
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Ivan
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Rhennan Lázaro de Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Jesus, Welton Lourenço Calháo de
metadata.dc.description.resumo: O surgimento de novos empreendimentos revela novas alternativas para se obter renda. Porém, muitos desses empreendimentos começam sem o planejamento necessário para a obtenção de êxito. O objetivo principal deste estudo é buscar compreender o conceito do empreendedorismo e do planejamento estratégico. Com base em uma revisão bibliográfica, busca-se o entendimento e esclarecimento sobre o que se baseia a construção de um novo empreendimento, caracterizando o gerenciamento dos recursos empresariais de equipe, produção, marketing e finanças que auxiliam nesta construção. Inicialmente, o estudo aborda em seu referencial teórico os conceitos de empreendedorismo, planejamento estratégico e fatores críticos de sucesso. A abordagem sobre o empreendedorismo diz respeito àquelas pessoas que possuem a capacidade de montar e executar o seu próprio negócio. Planejamento estratégico é o processo que irá ajudar o empreendimento a tomar decisões futuras. E os fatores críticos de sucesso tratam-se dos recursos que são necessários para que o empreendimento tenha prosperidade. Como resultado obtido com o estudo identifica-se que compreender, saber utilizar esses conceitos e ainda gerenciar bem os recursos empresariais dentro de um empreendimento são medidas que podem ajudar para o crescimento, sucesso e desenvolvimento de uma nova empresa, seja ela de pequeno ou grande porte.
Abstract: The emergence of new ventures reveals new alternatives to obtain income. However, many of these ventures start without the necessary planning to succeed. The main objective of this study is to seek to understand the concept of entrepreneurship and strategic planning. Based on a bibliographic review, we seek to understand and clarify what is based on the construction of a new enterprise, characterizing the management of the corporate resources of team, production, marketing and finance that assist in this construction. Initially, the study addresses the concepts of entrepreneurship, strategic planning and critical success factors in its theoretical framework. The approach to entrepreneurship concerns those people who have the ability to set up and run their own business. Strategic planning is the process that will help the enterprise to make future decisions. And the critical success factors are the resources that are necessary for the venture to prosper. As a result obtained with the study, it is identified that understanding, knowing how to use these concepts and also managing well the business resources within an enterprise are measures that can help for the growth, success and development of a new company, be it small or large postage.
Keywords: Empreendedorismo;
Planejamento Estratégico;
Fatores Críticos de Sucesso;
Recursos Empresarias.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1365
Issue Date: 24-Aug-2020
Appears in Collections:Tecnologia em Gestão Comercial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tcc_Ana Fabia R. Fernandes_Ariana B. Santana_Janaina Faustino_Rafaela Batke D. Ferreira.pdfTcc_Ana Fábia R. Fernandes_Ariana B. Santana_Janaina Faustino_Rafaela Batke D. Ferreira1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.