Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1349
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: UM ESTUDO FUNDAMENTAL SOBRE NÚMEROS COMPLEXOS FAZENDO RELAÇÃO AOS NÚMEROS REAIS
metadata.dc.creator: Dutra, Vinícius Vieira da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Aderval Alves dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Aderval Alves dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Jucelino Cardoso Marciano dos
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Dassael Fabrício dos Reis
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer um estudo fundamentado sobre os números complexos, apresentando de forma bem detalhada de todos os conceitos: definições, propriedades e proposições/teorema em relação aos números complexos. Além disso, também foi apresentado as representações geométricas de algumas operações envolvendo números complexos. Na abordagem metodológica foi optado pela pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, que a partir dessa investigação percebeu-se algumas diferenças no comportamento de conceitos no conjunto dos números reais comparado com o conjunto dos números complexos. Esses conceitos dos números reais são aprendidos pelos alunos na disciplina de Matemática no ensino médio, ou seja, são noções aonde esses alunos estão já habituados. Em virtude desses aspectos, neste trabalho, o estudo realizado sobre os números complexos teve como objetivo construir uma narrativa do ponto de vista histórica, onde a história dos números complexos permite visualizar como e porque surgiram estes números, ou seja, seu aparecimento não foi por acaso, e sim, pela necessidade da resoluções das equações de grau 3.
Abstract: The present work has as objective to make a grounded study on the numbers complex, presenting in a very detailed way all concepts: definitions, properties and propositions/ theorem in relation to complex numbers. In addition, the geometric representations of some operations involving complex numbers. In the methodological approach, the qualitative research of bibliographic nature, that from this investigation it was noticed some differences in the behavior of concepts in the set of real numbers compared to the set of complex numbers. These concepts of real numbers are learned by students in Mathematics in high school, that is, they are notions where these students are already used to. In view of these aspects, in this work, the study carried out on the complex numbers aimed to build a narrative from the historical point of view, where the history of complex numbers allows us to visualize how and why they arose these numbers, that is, their appearance was not by chance, but because of the need for resolutions of grade 3 equations.
Keywords: Números Reais
Números Complexos
Conceitos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA::CONJUNTOS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1349
Issue Date: 16-Mar-2020
Appears in Collections:Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Final - Vinícius.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Vinícius Dutra5,42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.