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Tipo: Dissertação
Título: EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL: HÁ POSSIBILIDADE DE REINSERÇÃO NO CONVÍVIO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL?
Autor(es): Gomes, Priscila de Lima
Primeiro Orientador: Santiago, Léia da Silva
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar os desafios e as possibilidades de reinserção no convívio social do egresso do sistema prisional, por meio da educação profissional. Teve, entre seus objetivos, o de avaliar como ocorreu o processo de humanização e emancipação desse egresso, no que tange à reinserção social e ao mundo do trabalho. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram professores, gestor e alunos egressos do sistema penitenciário que participaram do Projeto Alvorada – Inclusão Social e Produtiva de Pessoas Egressas do Sistema Prisional – Curso Formação Inicial e Continuada (FIC) Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), câmpus Goiânia Oeste. O estudo se tornou importante na medida em que buscou identificar as dificuldades e perspectivas que abarcaram a reinserção social dos egressos e, a partir dessa premissa, procurar meios para que haja uma efetiva transformação social na vida do egresso. Para além do sistema carcerário, a reintegração deve transpor os muros do presídio, priorizando a educação profissional como possibilidade de inclusão social. Assim, é imprescindível que os espaços educacionais assumam o compromisso de promover a ressocialização e, ainda, preparar essas pessoas para o mundo do trabalho. Portanto, apresentou-se nesta pesquisa a educação profissional como proposta de uma formação humana integral. A metodologia consistiu em um processo dialético entre documentos escritos e oralidade, portanto, foi utilizada a abordagem qualitativa com elaboração de estudo de caso baseado na pesquisa bibliográfica de tipo documental e fontes orais. Foram empregados como procedimentos de coleta de informações observação, entrevistas semiestruturadas individuais e grupo focal. Os resultados embasados no estudo documental, bibliográfico e empírico remeteram a uma lacuna no que concerne à reinserção dos egressos do sistema penitenciário na sociedade. Dessa forma, a educação profissional é uma possibilidade para uma formação humana omnilateral que contemple o trabalho como princípio educativo. De natureza qualitativa, a pesquisa de campo mostrou as fragilidades na execução do Projeto Alvorada, no que tange à educação profissional. Diante dos achados da pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional (sequência didática) voltado à reflexão dos egressos quanto à autoestima e ao seu papel na sociedade.
Abstract: This research seeks to analyze the challenges and possibilities of resocialization of former prisoners through professional education. It aims to evaluate how the process of humanization and emancipation of this individual occur, regarding social reintegration and the world of work. The subjects participating in this research will be the teachers, coordinator and students from the penitentiary system who take part of the Alvorada Project - Social and Productive Inclusion of People from the Prison System - Initial and Continuing Education Course (FIC) Electrician Installer of Low Voltage in Buildings, offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology (IFG). The study becomes important as it seeks to identify the difficulties and perspectives that encompass the social reintegration of former prisoners and, from this premise, to seek means for an effective social transformation in the life of the reeducated individual. Beyond the prison system, reintegration must cross the prison walls, prioritizing professional education as a possibility of social inclusion. Thus, it is essential that educational spaces promote resocialization and prepare these people for the world of work. Therefore, this research presents professional education as a proposal for an integral human formation. In addition, the study analyzes the former prisoner’s context and proposes an educational product. The methodology will consist of a dialectical process between written documents and orality. Therefore, the qualitative approach with the elaboration of a case study will be used, based on the bibliographic research of documental type and oral sources. Procedures, observation, individual semi-structured interviews and questionnaires will be used as data collection. The partial results, based on the documental and bibliographic study, lead to a gap regarding the reintegration of former prisoners from the penitentiary system to society. Thus, vocational education is a possibility for an omnilateral human formation that contemplates work as an educational principle.
Palavras-chave: Egresso do sistema penitenciário
Educação profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Reinserção no convívio social
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1323
Data do documento: 10-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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