Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1316
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: COMO VERSAR SOBRE A PREVENÇÃO ÀS DROGAS NO ENSINO REGULAR: ALGUMAS DISCUSSÕES TEÓRICAS
Título(s) alternativo(s): COMO VERSAR SOBRE A PREVENÇÃO ÀS DROGAS NO ENSINO REGULAR: ALGUMAS DISCUSSÕES TEÓRICAS
Autor(es): Sá, Murillo Pires de
Primeiro Orientador: Brandao, Hilma Aparecida
Resumo: Esta pesquisa parte do princípio que a escola é um local de interação social, ou seja, opera na edificação de condutas e valores que ampliam a edificação de cada sujeito que a frequenta, portanto tem função primordial na formação humana. Por conta dessa função essencial, é que vários assuntos devem ser tratados nela, inclusive sobre o uso de drogas. Foi realizada uma revisão bibliográfica, afim de altercar, como o assunto deve ser inserido na escola, sempre demonstrando a sua necessidade, a partir das discussões de experiências práticas realizadas por outros autores. Para discutir a proficuidade e necessidade do assunto enquanto prática da escola, o texto foi organizado seguindo três tópicos: (a) como equiparar o assunto da escola com os responsáveis, (b) como discriminar e definir o que é a droga em sala, (c) necessidade de empoderamento da escola, família e discentes. A prevenção ao uso de drogas vai muito além dos muros escolares implicando uma ação conjunta de diversos seguimentos da sociedade, mas é na escola que temos a oportunidade de desenvolver práticas que possam estar inseridas no cotidiano dos alunos, desse modo será necessário estar em contínuos debates, oficinas e projetos, elucidando os efeitos do consumo e visando o desenvolvimento de uma vida saudável individualmente e socialmente.
Abstract: This research assumes that the school is a place of social interaction, that is, it operates in the construction of behaviors and values that expand the construction of each subject who attends it, therefore, it has a primary function in human formation. Because of this essential function, it is that several issues must be addressed in it, including the use of drugs. A bibliographic review was carried out in order to alter how the subject should be inserted in the school, always demonstrating its need, based on discussions of practical experiences carried out by other authors. To discuss the subject's usefulness and need as a school practice, the text was organized according to three topics: (a) how to equate the school's subject with those responsible, (b) how to discriminate and define what drugs are in the classroom, (c) the need to empower the school, family and students. Drug use prevention goes far beyond school walls, implying a joint action by different segments of society, but it is at school that we have the opportunity to develop practices that can be inserted in the students' daily lives, so it will be necessary to be in continuous debates , workshops and projects, elucidating the effects of consumption and aiming at the development of a healthy life individually and socially.
Palavras-chave: Drogas
Prevenção
Escola
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1316
Data do documento: 29-Jun-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon_especialização_ Murillo Sá.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.