Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1310
Tipo: Dissertação
Título: CATÁLOGO MINERAL: OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA APOIAR O ENSINO DE MINERALOGIA
Autor(es): Matos, Jainer Diogo Vieira
Primeiro Orientador: Ferreira, Júlio César
Primeiro Coorientador: Matos, Fernando Barbosa
Primeiro Membro da Banca: Ferreira, Júlio César
Segundo Membro da Banca: Ribeiro, Cristiane Maria
Terceiro Membro da Banca: Oliveira, Antônio Neco de
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal projetar e desenvolver um Objeto de Aprendizagem (OA) para apoiar o ensino de mineralogia em cursos ligados à Educação Profissional e Tecnológica e avaliar a sua eficácia e qualidade. A criação do OA, denominado “Catálogo Mineral” (CATMIN), foi embasada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e no uso de Mapas Conceituais. Todo o processo de desenvolvimento seguiu as etapas da Metodologia INTERA, a saber: contextualização, requisitos, arquitetura, desenvolvimento, ambientes e padrões, testes e qualidade, avaliação e disponibilização. A elaboração do CATMIN ocorreu entre maio e agosto de 2019. É composto por um site criado na plataforma Wix, articulado com dois formulários eletrônicos e uma pasta do GDRIVE. O formulário eletrônico nomeado de “Catálogo Mineral” é considerado como o componente principal do CATMIN, onde o usuário pode criar fichas de identificação e mapas conceituais a partir do preenchimento de informações acerca das características físicas e químicas de amostras minerais. O processo de avaliação do OA foi realizado com uma turma de 34 alunos do curso técnico em mineração do IF Goiano - Campus Catalão, durante os meses de setembro e outubro de 2019. A metodologia utilizada para avaliação do CATMIN caracteriza-se como descritiva aplicada, de caráter qualitativo, no formato de Estudo de Caso. O processo de validação foi dividido em sete etapas e a avaliação da eficácia se deu a partir da mensuração do ganho de aprendizado dos sujeitos, por meio de testes avaliativos aplicados antes e depois da utilização do CATMIN. Para a avaliação da qualidade, foi utilizado um formulário eletrônico denominado “Questionário Qualidade do Objeto de Aprendizagem” (QQOA), que avaliou a satisfação dos sujeitos sob três aspectos principais: avalição do conteúdo apresentado, nível de usabilidade e potencial como ferramenta de ensino. Após análise dos resultados, através de processo de comparação dos gráficos obtidos e da tendência das médias das notas e médias de acerto dos sujeitos da pesquisa, foi inferida a eficácia do CATMIN. Quanto à avaliação da qualidade, 87,22% dos discentes avaliaram como satisfatório o conteúdo apresentado, 81,39% avaliaram como satisfatório o nível de usabilidade e 88,82% avaliaram como satisfatório o potencial do OA como ferramenta de ensino, o que evidencia a proficuidade e a eficiência do CATMIN. Dessa forma, os resultados sugerem que o CATMIN pode ser considerado como uma ferramenta assertiva de apoio ao ensino de mineralogia, contribuindo para a melhoria do desempenho educacional e para a geração de aprendizagem significativa.
Abstract: This study had as main objective to design and develop a Learning Object (LO) to support the teaching of mineralogy in courses related to Professional and Technological Education and to evaluate its effectiveness and quality. The creation of LO, called “Mineral Catalog” (CATMIN), was based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning and the use of Concept Maps. The entire development process followed the steps of the INTERA Methodology, namely: contextualization, requirements, architecture, development, environments and standards, tests and quality, evaluation and availability. CATMIN was created between May and August 2019. The LO consists of a website created on the Wix platform, articulated with two electronic forms and a GDRIVE folder. The electronic form called “Mineral Catalog” is considered as the main component of CATMIN, where the user can create identification cards and conceptual maps from filling in information about the physical and chemical characteristics of mineral samples. The LO evaluation process was carried out with a group of 34 students from the technical course in mining at the IF Goiano - Campus Catalão, during the months of September and October 2019. The methodology used for CATMIN evaluation is characterized as applied descriptive, qualitative, in the case study format. The validation process was divided into seven stages and the evaluation of effectiveness was based on the measurement of the subjects' learning gain, through evaluative tests applied before and after the use of CATMIN. For the assessment of quality, an electronic form called “Questionnaire on the Quality of Learning Object” (QQLO) was used, which assessed the subjects' satisfaction under three main aspects: assessment of the content presented, level of usability and potential as a teaching tool. After analyzing the results, through the process of comparing the obtained graphics and the trend of the average scores and correct answers of the research subjects, the effectiveness of CATMIN was inferred. As for the quality assessment, 87.22% of the students rated the content presented as satisfactory, 81.39% rated the level of usability as satisfactory and 88.82% rated LO's potential as satisfactory as a teaching tool, which shows the proficiency and efficiency of CATMIN. Thus, the results suggest that CATMIN can be considered as an assertive tool to support the teaching of mineralogy, contributing to the improvement of educational performance and the generation of meaningful learning.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica
Professional and Technological Education
Aprendizagem Significativa
Meaningful learning
Objeto de Aprendizagem
Learning Object
Mineralogia
Mineralogy
Metodologia INTERA
INTERA Methodology
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1310
Data do documento: 18-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Catalogo_Mineral_JDVM_PROFEPT_DISS.pdfCatalogo Mineral: Objeto de Aprendizagem para Apoio ao Ensino de Mineralogia5,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons