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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, PNAIC, E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO INFANTIL
Autor(es): Vieira, Maria Janete
Primeiro Orientador: Bretas, Maria Luiza Batista
Segundo Orientador: Bretas, Maria Luiza Batista
Primeiro Membro da Banca: Bretas, Maria Luiza Batista
Segundo Membro da Banca: Brandão, Hilma Aparecida
Terceiro Membro da Banca: Almeida, Rosiney Vaz de Melo
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC, e sua contribuição para o letramento na Educação Infantil. Criado para alavancar os níveis de alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental, esse pacto promoveu um movimento nacional dentro das escolas da rede pública de ensino que atendem esse nível de escolaridade. Pautado nos objetivos de mobilizar esforços e recursos na valorização dos professores, no apoio pedagógico com materiais didáticos e na implementação de sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento, o PNAIC teve um período de cinco anos de realização, entre sua criação, implementação e término. A metodologia utilizada para trilhar esse estudo é de abordagem qualitativa, exploratória, de cunho bibliográfico descritivo e conta com a colaboração de autores como Soares (1997, 2004, 2006), Kleiman (1995, 2008), entre outros autores que discutem a temática. O material analisado, oferecido pelo PNAIC, nos leva a entender que as práticas de leitura e de escrita, se foram efetivadas adequadamente dentro da sala de aula, ao longo dos anos de permanência das crianças na Educação Infantil, podem ter promovido o letramento das crianças que se encontravam na Educação Infantil, tendo como eixos o embasamento teórico em que foi construído e as práticas efetivas orientadas pelos cadernos
Abstract: The aim of this article is to discuss the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), and its contribution for the literacy in the early childhood education. Created to promote the levels of alphabetization in the first three years of the elementary school, this pact started a national movement in the public schools that offer this level of schooling. Guided by the objectives of mobilize efforts and resources for the teachers´ valorization, in the pedagogical support with the learning materials and in the implementation of the appropriate systems of evaluation, management and monitoring, the PNAIC had a period of five years of realization, between its creation, implementation and conclusion. The methodology used to tread this study is the qualitative approach, exploratory, of bibliographic and descriptive regard, and count on the collaboration of writers as Soares (1997, 2004, 2006), Kleiman (1995, 2008), among other authors who discuss this topic. The material analysed, offered by the PNAIC, leads us to understand and certify that the reading and the writing practices, realized in the classroom, over the years of staying the children in the childhood education, promoted, without any doubts, the literay of the children that were in the childhood education
Palavras-chave: PNAIC. Alfabetização. Letramento. Educação Infantil.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1304
Data do documento: 22-Jun-2020
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

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