Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1304
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, PNAIC, E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO INFANTIL
metadata.dc.creator: Vieira, Maria Janete
metadata.dc.contributor.advisor1: Bretas, Maria Luiza Batista
metadata.dc.contributor.advisor2: Bretas, Maria Luiza Batista
metadata.dc.contributor.referee1: Bretas, Maria Luiza Batista
metadata.dc.contributor.referee2: Brandão, Hilma Aparecida
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Rosiney Vaz de Melo
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste artigo é discutir o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC, e sua contribuição para o letramento na Educação Infantil. Criado para alavancar os níveis de alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental, esse pacto promoveu um movimento nacional dentro das escolas da rede pública de ensino que atendem esse nível de escolaridade. Pautado nos objetivos de mobilizar esforços e recursos na valorização dos professores, no apoio pedagógico com materiais didáticos e na implementação de sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento, o PNAIC teve um período de cinco anos de realização, entre sua criação, implementação e término. A metodologia utilizada para trilhar esse estudo é de abordagem qualitativa, exploratória, de cunho bibliográfico descritivo e conta com a colaboração de autores como Soares (1997, 2004, 2006), Kleiman (1995, 2008), entre outros autores que discutem a temática. O material analisado, oferecido pelo PNAIC, nos leva a entender que as práticas de leitura e de escrita, se foram efetivadas adequadamente dentro da sala de aula, ao longo dos anos de permanência das crianças na Educação Infantil, podem ter promovido o letramento das crianças que se encontravam na Educação Infantil, tendo como eixos o embasamento teórico em que foi construído e as práticas efetivas orientadas pelos cadernos
Abstract: The aim of this article is to discuss the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), and its contribution for the literacy in the early childhood education. Created to promote the levels of alphabetization in the first three years of the elementary school, this pact started a national movement in the public schools that offer this level of schooling. Guided by the objectives of mobilize efforts and resources for the teachers´ valorization, in the pedagogical support with the learning materials and in the implementation of the appropriate systems of evaluation, management and monitoring, the PNAIC had a period of five years of realization, between its creation, implementation and conclusion. The methodology used to tread this study is the qualitative approach, exploratory, of bibliographic and descriptive regard, and count on the collaboration of writers as Soares (1997, 2004, 2006), Kleiman (1995, 2008), among other authors who discuss this topic. The material analysed, offered by the PNAIC, leads us to understand and certify that the reading and the writing practices, realized in the classroom, over the years of staying the children in the childhood education, promoted, without any doubts, the literay of the children that were in the childhood education
Keywords: PNAIC. Alfabetização. Letramento. Educação Infantil.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Ipameri
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1304
Issue Date: 22-Jun-2020
Appears in Collections:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Maria Janete Vieira.pdf796,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.