Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bretas, Maria Luiza Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155529564602398pt_BR
dc.contributor.advisor2Bretas, Maria Luiza Batista-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155529564602398pt_BR
dc.contributor.referee1Bretas, Maria Luiza Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2155529564602398pt_BR
dc.contributor.referee2Brandão, Hilma Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550898233908302pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Rosiney Vaz de Melo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3007161524089576pt_BR
dc.creatorVieira, Maria Janete-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1304114714365550pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-22T14:12:23Z-
dc.date.available2020-07-22-
dc.date.available2020-07-22T14:12:23Z-
dc.date.issued2020-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1304-
dc.description.abstractThe aim of this article is to discuss the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), and its contribution for the literacy in the early childhood education. Created to promote the levels of alphabetization in the first three years of the elementary school, this pact started a national movement in the public schools that offer this level of schooling. Guided by the objectives of mobilize efforts and resources for the teachers´ valorization, in the pedagogical support with the learning materials and in the implementation of the appropriate systems of evaluation, management and monitoring, the PNAIC had a period of five years of realization, between its creation, implementation and conclusion. The methodology used to tread this study is the qualitative approach, exploratory, of bibliographic and descriptive regard, and count on the collaboration of writers as Soares (1997, 2004, 2006), Kleiman (1995, 2008), among other authors who discuss this topic. The material analysed, offered by the PNAIC, leads us to understand and certify that the reading and the writing practices, realized in the classroom, over the years of staying the children in the childhood education, promoted, without any doubts, the literay of the children that were in the childhood educationpt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é discutir o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC, e sua contribuição para o letramento na Educação Infantil. Criado para alavancar os níveis de alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental, esse pacto promoveu um movimento nacional dentro das escolas da rede pública de ensino que atendem esse nível de escolaridade. Pautado nos objetivos de mobilizar esforços e recursos na valorização dos professores, no apoio pedagógico com materiais didáticos e na implementação de sistemas adequados de avaliação, gestão e monitoramento, o PNAIC teve um período de cinco anos de realização, entre sua criação, implementação e término. A metodologia utilizada para trilhar esse estudo é de abordagem qualitativa, exploratória, de cunho bibliográfico descritivo e conta com a colaboração de autores como Soares (1997, 2004, 2006), Kleiman (1995, 2008), entre outros autores que discutem a temática. O material analisado, oferecido pelo PNAIC, nos leva a entender que as práticas de leitura e de escrita, se foram efetivadas adequadamente dentro da sala de aula, ao longo dos anos de permanência das crianças na Educação Infantil, podem ter promovido o letramento das crianças que se encontravam na Educação Infantil, tendo como eixos o embasamento teórico em que foi construído e as práticas efetivas orientadas pelos cadernospt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Janete Vieira (2017212222330192@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-22T01:53:21Z No. of bitstreams: 3 TCC FINAL REVISADO PARA DEPÓSITO.docx: 183197 bytes, checksum: 3a06fb059d6da4854ac13e265064970c (MD5) Scan26.jpg: 832081 bytes, checksum: 018a34db3141ba4899b0c33e20933cda (MD5) ata de defesa.docx: 2300581 bytes, checksum: c83ecba7c9c96c408b48f685ee115ceb (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-22T14:10:30Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC FINAL REVISADO PARA DEPÓSITO.docx: 183197 bytes, checksum: 3a06fb059d6da4854ac13e265064970c (MD5) Scan26.jpg: 832081 bytes, checksum: 018a34db3141ba4899b0c33e20933cda (MD5) ata de defesa.docx: 2300581 bytes, checksum: c83ecba7c9c96c408b48f685ee115ceb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-22T14:12:23Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC FINAL REVISADO PARA DEPÓSITO.docx: 183197 bytes, checksum: 3a06fb059d6da4854ac13e265064970c (MD5) Scan26.jpg: 832081 bytes, checksum: 018a34db3141ba4899b0c33e20933cda (MD5) ata de defesa.docx: 2300581 bytes, checksum: c83ecba7c9c96c408b48f685ee115ceb (MD5) Previous issue date: 2020-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPNAIC. Alfabetização. Letramento. Educação Infantil.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, PNAIC, E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Maria Janete Vieira.pdf796,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.