Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1303
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: DA COZINHA PARA A SALA DE AULA: O ENSINO DE HISTÓRIA E LITERATURA POR MEIO DAS RECEITAS CULINÁRIAS
Autor(es): Sá, Camilla Pires de
Primeiro Orientador: Jerônimo, Laiane Fernandes
Primeiro Membro da Banca: Oliveira, Jussara Fátima Alves Campos
Segundo Membro da Banca: Jerônimo, Marilena Julimar Aparecida Fernandes
Resumo: A proposta do artigo é fazer um estudo acerca do ensino de História e Literatura por meio das Receitas Culinárias. O artigo apresentará uma problemática em relação a conteúdos interdisciplinares, muitas vezes, apontados com uma certa dificuldade para o trabalho em sala de aula, pois quando faz-se uma interdisciplinaridade entre conteúdos os alunos sentem uma certa dificuldade, para sanar as dificuldades o artigo terá como objetivo apresentar diferentes discussões em torno das disciplinas História e Literatura, introduzindo as receitas culinárias no ensino. Será utilizada no artigo discussões acerca de textos, de determinados autores como as crônicas de Rubem Alves e trecho do livro História da Alimentação no Brasil de Câmara Cascudo tendo como ponto chave aspectos representativos de cada disciplina. O método utilizado para abordagem dos textos será as análises de cada um dos textos em sala de aula, na qual faremos a interdisciplinaridade entre História, Literatura e Receitas Culinárias. Dentro dessa abordagem, faremos uma análise da crônica “Sopa” de Rubem Alves. Outro texto abordado é um trecho do livro “A História da Alimentação no Brasil” do qual foi retirado para analise o subtópico “os primeiros depoimentos”. Os resultados alcançados com a pesquisa será o gosto pela leitura dentro e fora da sala de aula. Por fim, descreveremos no artigo uma Receita Culinária de Sopa, para que os alunos através da interdisciplinaridade entre as disciplinas possam adquirir um vasto conhecimento. A proposta do artigo é alcançar resultados satisfatórios dentro da sala de aula a partir dessa abordagem da interdisciplinaridade entre História e Literatura.
Abstract: The purpose of the article is to make a study about the teaching of History and Literature through Culinary Recipes. The article will present a problem in relation to interdisciplinary contents, often pointed out with a certain difficulty for work in the classroom, because when there is an interdisciplinarity between contents, students feel a certain difficulty, to remedy the difficulties the article will have with the aim of presenting different discussions around the disciplines of History and Literature, introducing culinary recipes in teaching. It will be used in the article discussions about texts, by certain authors such as the chronicles of Rubem Alves and excerpt from the book History of Food in Brazil by Câmara Cascudo having as key point representative aspects of each discipline. The method used to approach the texts will be the analysis of each of the texts in the classroom, in which we will make the interdisciplinarity between History, Literature and Culinary Recipes. Within this approach, we will make an analysis of the chronicle “Sopa” by Rubem Alves. Another text covered is an excerpt from the book “The History of Food in Brazil” from which it was taken to analyze the subtopic “the first testimonies”. The results achieved with the research will be a taste for reading inside and outside the classroom. Finally, we will describe in the article a Soup Culinary Recipe, so that students through the interdisciplinarity between the disciplines can acquire a vast knowledge. The purpose of the article is to achieve satisfactory results within the classroom from this approach of interdisciplinarity between History and Literature.
Palavras-chave: História. Literatura. Receitas Culinárias.
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1303
Data do documento: 25-Jun-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Da cozinha para sala de aula o ensino de História e Literatura por meio das receitas culinárias.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.