Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1302
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA FAVORECER O ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Título(s) alternativo(s): The use of didactic strategies to favor the teaching of chemistry to students with visual impairment
Autor(es): Jesus, Kariny Cesário Lopes de
Primeiro Orientador: Santos, Grazielle Alves dos
Primeiro Membro da Banca: Santos, Grazielle Alves dos
Terceiro Membro da Banca: Costa, Maxwell Severo da
Quarto Membro da Banca: Gomes, Pâmela Oliveira Martins
Resumo: No Brasil, a discussão sobre o tema da inclusão educacional de estudantes com necessidades especiais vem acontecendo há algumas décadas. No entanto é possível notar que, apesar de ainda existirem algumas iniciativas e políticas públicas para a inclusão de estudantes com deficiência no ambiente escolar, ainda é necessário que se realize muitas discussões sobre essa temática. Dentre as diferentes disciplinas que os estudantes do ensino médio devem cursar, está a de Química, que além de ser abstrata, apresenta três níveis de compreensão: (i) macroscópico, (ii) microscópico e o (iii) representacional.Sabendo que os estudantes com deficiência visual (doravante DV) possuem comprometimento ou a ausência do sentido da visão, surgem alguns questionamentos referentes as condições desses alunos aprenderem os conteúdos específicos da química. Compreendendo que o estudante com deficiência visual tem o direito ao acesso do mesmo conhecimento químico que os estudantes ditos “normais”, surgiu a seguinte pergunta norteadora dessa pesquisa: De que maneira as estratégias didáticas poderão favorecer o ensino de química para estudantes com deficiência visual? Buscando promover o ensino de Química para estudantes com deficiência visual, matriculados em escolas de ensino regular, que estejam cursando o ensino médio, foi que essa pesquisa teve o objetivo de elaborar, aplicar e analisar as possibilidades de ensino a partir de estratégias didáticas adaptadas para alunos DV. Nota-se que é importante abordar diferentes focos, como a formação inicial de professores na perspectiva da inclusão educacional, a elaboração de materiais e as estratégias didáticas, para que esses alunos possam efetivamente serem incluídos na disciplina.
Abstract: At the Brazil, the discussion on the topic of educational inclusion of students with special needs has been going on for some decades. However, it is possible to note that, despite the initiatives and public policies for the inclusion of students with disabilities in the school environment, there is still a need for many discussions on this topic. Among the different subjects that high school students must take is Chemistry, which in addition to being abstract, there are three levels of understanding: (i) macroscopic, (ii) microscopic and (iii) representational. Knowing that visually impaired students have impairment or even a lack of sense of vision, some questions arise regarding the conditions of these students to learn the specific contents of chemistry. Understanding that the visually impaired student has the right to access the same chemical knowledge as the so-called “normal” students, the following guiding question arises from this research: How can teaching strategies favor the teaching of chemistry to visually impaired students? Promote the teaching of Chemistry to visually impaired students enrolled in a regular school, attending high school, which this research aimed to develop, apply and analyze the teaching possibilities based on didactic strategies adapted for DV students. That it is important to address different focuses, such as: initial teacher training from the perspective of educational inclusion, as well as the development of teaching materials and strategies so that these students can be effectively included in the discipline.
Palavras-chave: Química
Inclusão
Estratégias didáticas
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Citação: JESUS, Kariny Cesário Lopes de. A utilização de estratégias didáticas para favorecer o ensino de química para estudantes com deficiência visual. 2020. 52 f. Monografia- Instituto Federal Goiano-Campus Urutaí., Urutaí, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1302
Data do documento: 30-Jun-2020
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Kariny Cesario Lopes de Jesus.pdf15,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Kariny Cesario Lopes de Jesus.pdf119,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.