Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Grazielle Alves dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7617905767433609pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Grazielle Alves dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7617905767433609pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Maxwell Severo da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3459652416168398pt_BR
dc.contributor.referee4Gomes, Pâmela Oliveira Martins-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2971391778272717pt_BR
dc.creatorJesus, Kariny Cesário Lopes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0435847826992070pt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T22:03:10Z-
dc.date.available2020-07-20-
dc.date.available2020-07-20T22:03:10Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.citationJESUS, Kariny Cesário Lopes de. A utilização de estratégias didáticas para favorecer o ensino de química para estudantes com deficiência visual. 2020. 52 f. Monografia- Instituto Federal Goiano-Campus Urutaí., Urutaí, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1302-
dc.description.abstractAt the Brazil, the discussion on the topic of educational inclusion of students with special needs has been going on for some decades. However, it is possible to note that, despite the initiatives and public policies for the inclusion of students with disabilities in the school environment, there is still a need for many discussions on this topic. Among the different subjects that high school students must take is Chemistry, which in addition to being abstract, there are three levels of understanding: (i) macroscopic, (ii) microscopic and (iii) representational. Knowing that visually impaired students have impairment or even a lack of sense of vision, some questions arise regarding the conditions of these students to learn the specific contents of chemistry. Understanding that the visually impaired student has the right to access the same chemical knowledge as the so-called “normal” students, the following guiding question arises from this research: How can teaching strategies favor the teaching of chemistry to visually impaired students? Promote the teaching of Chemistry to visually impaired students enrolled in a regular school, attending high school, which this research aimed to develop, apply and analyze the teaching possibilities based on didactic strategies adapted for DV students. That it is important to address different focuses, such as: initial teacher training from the perspective of educational inclusion, as well as the development of teaching materials and strategies so that these students can be effectively included in the discipline.pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, a discussão sobre o tema da inclusão educacional de estudantes com necessidades especiais vem acontecendo há algumas décadas. No entanto é possível notar que, apesar de ainda existirem algumas iniciativas e políticas públicas para a inclusão de estudantes com deficiência no ambiente escolar, ainda é necessário que se realize muitas discussões sobre essa temática. Dentre as diferentes disciplinas que os estudantes do ensino médio devem cursar, está a de Química, que além de ser abstrata, apresenta três níveis de compreensão: (i) macroscópico, (ii) microscópico e o (iii) representacional.Sabendo que os estudantes com deficiência visual (doravante DV) possuem comprometimento ou a ausência do sentido da visão, surgem alguns questionamentos referentes as condições desses alunos aprenderem os conteúdos específicos da química. Compreendendo que o estudante com deficiência visual tem o direito ao acesso do mesmo conhecimento químico que os estudantes ditos “normais”, surgiu a seguinte pergunta norteadora dessa pesquisa: De que maneira as estratégias didáticas poderão favorecer o ensino de química para estudantes com deficiência visual? Buscando promover o ensino de Química para estudantes com deficiência visual, matriculados em escolas de ensino regular, que estejam cursando o ensino médio, foi que essa pesquisa teve o objetivo de elaborar, aplicar e analisar as possibilidades de ensino a partir de estratégias didáticas adaptadas para alunos DV. Nota-se que é importante abordar diferentes focos, como a formação inicial de professores na perspectiva da inclusão educacional, a elaboração de materiais e as estratégias didáticas, para que esses alunos possam efetivamente serem incluídos na disciplina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-20T22:01:09Z No. of bitstreams: 2 TCC_Kariny Cesario Lopes de Jesus.pdf: 16088597 bytes, checksum: 9f9224f324b5b61509ccd02aacb56c25 (MD5) TCAE_Kariny Cesario Lopes de Jesus.pdf: 122432 bytes, checksum: d90536e191ea2ed9ade8e06dd4f3df48 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-07-20T22:02:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC_Kariny Cesario Lopes de Jesus.pdf: 16088597 bytes, checksum: 9f9224f324b5b61509ccd02aacb56c25 (MD5) TCAE_Kariny Cesario Lopes de Jesus.pdf: 122432 bytes, checksum: d90536e191ea2ed9ade8e06dd4f3df48 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-20T22:03:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC_Kariny Cesario Lopes de Jesus.pdf: 16088597 bytes, checksum: 9f9224f324b5b61509ccd02aacb56c25 (MD5) TCAE_Kariny Cesario Lopes de Jesus.pdf: 122432 bytes, checksum: d90536e191ea2ed9ade8e06dd4f3df48 (MD5) Previous issue date: 2020-06-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P (Org.). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville: UNIVILLE, 2012. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 12 set. 2001. BRASIL. Estratégias e Orientações Pedagógicas para a Educação de Crianças com Necessidades Especiais: Dificuldades de Comunicação e Sinalização: Deficiência Visual. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESS, 2002. BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 5 abr. 2013. BRASIL. Lei nº 13.257, 08 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a Lei nº 11.770, de 9 de setembro de 2008, e a Lei nº 12.662, de 5 de junho de 2012. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 9 mar. 2016. BRASIL. Conselho Estadual de Educação de Goiás. Resolução no 07, de 15 de dezembro de 2006. Estabelece Normas e Parâmetros para a Educação Inclusiva e Educação Especial no Sistema Educativo de Goiás. 2006. BRASIL. Organização Mundial da Saúde. Manual de Legislação de Saúde da Pessoa com Deficiência. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 7 jul. 2015. BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Comitê de Ajudas Técnicas (CAT). Ata da Reunião VII, de dezembro de 2007. BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 3.128, de 24 de dezembro de 2008. Define que as Redes Estaduais de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual sejam compostas por ações na atenção básica e Serviços de Reabilitação Visual. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 dez. 2008. BRAILLE. In: Dicionário InFormal. São Paulo: Dicionário InFormal, 2006-2020. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/braille/>. Acesso em: 05 mar. 2020. BERTALLI, J.G. Ensino de Geometria Molecular, para alunos com e sem Deficiência Visual, por meio de Modelo Atômico Alternativo. Campo Grande: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,2010. BEN-ZVI, R.; EYLON, B.; SILBERSTEIN, J.Students’ visualization of a chemical reaction.Education in Chemistry,Berlim, v. 24, n. 4, p. 117-120, maio. 1987. BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria J. Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo M. Baptista. Porto, Portugal: Porto Editora, LDA, 1994. CAMPOS, S.V.; ALVES, A.S.T.; AGUIAR, M.F.F.; SANTANA, V.R.; LIRA, A.L. A importância das atividades práticas no ensino da química para alunos deficientes visuais. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 1., 2016, Campina Grande. Anais... Campina Grande: CONAPESC, 2016. CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, E. M. B. Recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n.05, p.15-20,abr. 1996. CUNHA, A. C. B.; ENUMO, S. R. F. Desenvolvimento da criança com Deficiência visual (dv) e interação mãecriança: algumas considerações. Psicologia, Saúde & Doenças, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 33-46, jul. 2003. EXPUPÉRY, A. S. O pequeno príncipe. 18. ed. São Paulo: Casa dos Livros, 2013. p. 34. FRANÇA, M.O.; SANTOS, J.F. dos. O ensino de química para alunos cegos: um relato de experiência sobre a inclusão e a aprendizagem de química orgânica. In: CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO EM CIÊNCIAS, 2., 2017, Campina Grande. Anais... Campina Grande: CONAPESC, 2017. p. 1-3. FRADE, C.; MEIRA, L. Interdisciplinaridade na Escola: Subsídios para uma Zona de Desenvolvimento Proximal como Espaço Simbólico. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.28, n.01, p.371-394, mar. 2012. GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. GOODE, W. J.; HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. São Paulo, Editora Nacional. 1968. GONZÁLEZ, E. (Org.). Necessidades educacionais específicas: intervenção psicoeducacional.Porto Alegre: Artmed, 2007. GONÇALVES, M.E. Breve Histórico da Educação Especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, Medellín, v, 22, n. 57, p. 93-109, maio/ago. 2010. GONÇALVES, F.P.et al.A educação inclusiva na formação de professores e no ensino de química: a deficiência visual em debate. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 35, n.4, p. 264-271, nov. 2013. JÚNIOR, J.V.L. Ao povo e ao governo: o ideário educacional do manifesto dos pioneiros da escola nova no Brasil.Piauí: Editora Realize, 2015. JUNKER, B.H. A importância do trabalho de campo: uma introdução às ciências sociais. Chicago/Rio de Janeiro: Ed. Lidador/Societas, 1971. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2.ed Rio de Janeiro: EPU, 2013. MACEDO, R. S. Compreender/ Mediar a Formação: o fundante da educação. Brasília: Liber Livro Editora, 2010. p. 134. MAZZOTTA, M. J. S. Reflexões sobre inclusão com responsabilidade. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 165-168, 2008. MORTIMER, E. F.; MACHADO A. H.; ROMANELLI, L. I. A proposta curricular do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos.Química Nova, Belo Horizonte, v. 23, n. 2, p.273-283, mar./abr. 2000. MÓL, G.S.; RAPOSO, P.N.; PIRES, R.F.M. Desenvolvimento de estratégias para o ensino de química a alunos com deficiência visual. In: SALLES, S.B.A.; GAUCHE, R. (Org.). Educação científica, inclusão social e acessibilidade. Goiânia: Cânone, 2011. p.1-10. OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento – Um Processo Sócio-Histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2006. OCAHITA, E.; ROSA, A. Percepção, Ação e Conhecimento em Crianças Cegas. In: COOLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, Á. (Org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Necessidades Educativas Especiais e Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.p. 189. PETRUCCI, V.B.C.; BATISTON, R.R. Estratégias de ensino e avaliação de aprendizagem em contabilidade. In: PELEIAS, I. R. (Org.) Didática do ensino da contabilidade. São Paulo: Saraiva, 2006.p. 263. ROCHA, J.S.; VASCONCELOS, T.C. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 13., Florianópolis, 2016.Anais... Florianópolis: ENEQUI, 2016. p.1-10. SANTOS, W. Deficiência como restrição de participação social: desafios para avaliação a partir da Lei Brasileira de Inclusão. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n.10, p. 3007-3015, out. 2016. SÁ, E.D. de; CAMPOS, I.M. de; SILVA, M.B.C. Atendimento educacional especializado:deficiência visual. Brasília: SEESP∕ SEED∕ MEC, 2007. SANTOS, F. M. T.; GRECA I. M. Promovendo aprendizagem de conceitos e de representações pictóricas em Química com uma ferramenta de simulação computacional. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias, Vigo, v. 4, n. 1, p. 1-25, 2005. SALVADOR, E.S.; JUNIOR, F.W.F.S. da; BARROS, A.P.M. O ensino de química numa perspectiva de inclusão para deficientes visuais: revisão de literatura. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCA O INCLUSIVA, 3., 2016, Campina Grande. Anais... Campina Grande: CINTED, 2018. p. 1-9. STRASS. In: Dicionário InFormal. São Paulo: Dicionário InFormal, 2006-2020. Disponível em: <https://www.dicionarioinformal.com.br/strass/>. Acesso em: 22 fev. 2020. VIGOTSKY, L.S. Obras escogidas V: fundamentos de defectologia. Madrid: Visor, 1983. VIGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1991. VIGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Livraria Martins Fontes Ltda, 2005.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEstratégias didáticaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleA UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA FAVORECER O ENSINO DE QUÍMICA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUALpt_BR
dc.title.alternativeThe use of didactic strategies to favor the teaching of chemistry to students with visual impairmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Kariny Cesario Lopes de Jesus.pdf15,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Kariny Cesario Lopes de Jesus.pdf119,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.