Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1291
metadata.dc.type: Outro
Title: PRÁTICAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO INOVADORAS SOB O VIÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS
metadata.dc.creator: Paniago, Rosenilde
Nunes, Patrícia Gouvêa
Ramos, Tiago Clarimundo
metadata.dc.description.resumo: O presente texto consiste em um material didático com orientações de atividades para prática de ensino e avaliação em sala de aula, perspectivadas nas metodologias ativas. O objetivo é propiciar aos professores da educação básica e ensino superior, bem como discentes em formação, elementos teóricos e práticos acerca do trabalho docente em sala de aula com o uso de métodos de ensino e avaliação inovadores. As práticas de ensino aqui apresentadas resultam de experiências, casos de ensino de professores formadores, professores docentes orientadores, professores preceptores e licenciandos em formação, residentes do Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal Goiano. Espera-se incitar os professores a refletir sobre a práxis docente e caminharem em busca de novas alternativas para o trabalho em sala de aula, de modo a mobilizarem estratégias e recursos didáticos que contemplem a diversidade de percepções de aprendizagem dos alunos.
Abstract: The present text consists of a didactic material with activity orientations for teaching practice and classroom evaluation perspective in the active methodologies. The objective is to provide teachers of basic education and higher education, as well as students in training, theoretical and practical elements about the teaching work in the classroom with the use of innovative teaching and assessment methods. The teaching practices presented here are the result of experiences, teaching cases of teacher trainers, teacher guidance counselors, preceptors and student teachers, residents of the Pedagogical Residency Program of the Goiano Federal Institute. It is expected to encourage teachers to reflect on teaching praxis and to search for new alternatives for classroom work in order to mobilize strategies and teaching resources that address the diversity of students' learning perceptions.
Keywords: Formação de Professores. Metodologias Ativas. Avaliação. Práxis do Programa Residência Pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1291
Issue Date: 27-Jan-2020
Appears in Collections:Produções Técnicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produto educacional com Sequências Didáticas Metodologias Ativas.pdfProduto Educacional com sequências didáticas sobre Metodologias Ativas1,66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.