Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1256
Tipo: Dissertação
Título: "Mickey Mouse", "Tom & Jerry" e "Masha e o Urso" COMO FERRAMENTAS DE APOIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): Caixeta, Wender da Silva
Primeiro Orientador: Rodrigues, Aline Sueli de Lima
Primeiro Coorientador: Pinto, Guilherme Malafaia
Primeiro Membro da Banca: Rodrigues, Aline Sueli de Lima
Segundo Membro da Banca: Pinto, Guilherme Malafaia
Terceiro Membro da Banca: Ribeiro, Cristiane Maria
Quarto Membro da Banca: Menezes, Ivandilson Pessoa Pinto de
Resumo: Os impactos das atividades antrópicas sobre o meio ambiente têm sido cada vez mais notórios, acabando por afetar os fatores bióticos e abióticos que norteiam o equilíbrio ecossistêmico. Em função disso, diferentes recursos e atividades didático-pedagógicos têm sido propostos no âmbito da educação ambiental (EA) nas escolas. No entanto, as abordagens voltadas para os primeiros anos da escolarização são escassas na literatura. Assim, o objetivo geral do presente estudo foi avaliar a viabilidade da utilização de desenhos animados (DA) como apoio às atividades de EA passíveis de serem executadas no ensino fundamental (EF). Para isso, inicialmente analisamos 196 episódios das séries “O Show de Tom e Jerry”, “A Casa do Mickey Mouse” e “Masha e o Urso” (totalizando 55h e 16min de análises), definidas por serem amplamente conhecidas e assistidas em diferentes países, além de não terem qualquer intenção ambiental explícita. Após isso, identificamos 41 episódios, os quais apresentaram potencial para serem explorados em atividades de EA a partir de seus enredos e cenas. Tais episódios apresentaram contextos interessantes para o trabalho com temáticas voltadas à ecologia, zoologia, impactos ambientais, conservação dos recursos naturais, bem como biodiversidade. Na avaliação do valor pedagógico desses desenhos, estudantes do 1º ano do ensino fundamental que participaram de uma atividade de EA em que os DA foram utilizados, demonstraram ganho de conhecimentos sobre distintos assuntos ambientais gerais, bem como sobre o bioma Cerrado, após serem avaliados antes e depois da atividade. Portanto, nosso estudo confirma a hipótese de que DA (apesar de não possuírem explícita intenção ambiental) podem ser utilizados como apoio didático-pedagógico no âmbito de atividades de EA voltadas às crianças, aproximando o cotidiano infantil às questões ambientais.
Abstract: The impacts of anthropogenic activities on the environment have been increasingly notorious, eventually affecting the biotic and abiotic factors that guide the ecosystem balance. As a result, different didactic-pedagogical resources and activities have been proposed within the scope of environmental education (EE) in schools. However, approaches aimed at the early years of schooling are scarce in the literature. Thus, the general objective of the present study was to evaluate the feasibility of using cartoons (AD) to support the activities of AE that can be performed in elementary school (PE). To do this, we initially analyzed 196 episodes of the series “The Tom and Jerry Show”, “Mickey Mouse's House” and “Masha and the Bear” (totaling 55h16min of analysis), defined by being widely known and watched in different countries, besides having no explicit environmental intention. After that, we identified 41 episodes, which had the potential to be explored in EE activities from their plots and scenes. Such episodes presented interesting contexts for working with themes related to ecology, zoology, environmental impacts, conservation of natural resources, as well as biodiversity. In assessing the pedagogical value of these drawings, students from the 1st year of elementary school who participated in an AE activity in which the AD were used, demonstrated gain in knowledge about different general environmental issues, as well as about the Cerrado biome, after being evaluated before and after the activity. Therefore, our study confirms the hypothesis that AD (although they do not have an explicit environmental intention) can be used as didactic-pedagogical support within the scope of AE activities aimed at children, bringing children's daily lives closer to environmental issues.
Palavras-chave: Ensino Fundamental
Conservação
Meio ambiente
Desenhosanimados
Área do CNPq: MULTIDISCIPLINAR
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1256
Data do documento: 31-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_Wender da Silva.pdf5,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.