Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Aline Sueli de Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9179710253427937 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pinto, Guilherme Malafaia | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7222293518573336 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Aline Sueli de Lima | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9179710253427937 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pinto, Guilherme Malafaia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7222293518573336 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ribeiro, Cristiane Maria | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8450101390089471 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Menezes, Ivandilson Pessoa Pinto de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/3265810851746141 | pt_BR |
dc.creator | Caixeta, Wender da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5296509608046088 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-05-14T23:47:53Z | - |
dc.date.available | 2020-05-14 | - |
dc.date.available | 2020-05-14T23:47:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1256 | - |
dc.description.abstract | The impacts of anthropogenic activities on the environment have been increasingly notorious, eventually affecting the biotic and abiotic factors that guide the ecosystem balance. As a result, different didactic-pedagogical resources and activities have been proposed within the scope of environmental education (EE) in schools. However, approaches aimed at the early years of schooling are scarce in the literature. Thus, the general objective of the present study was to evaluate the feasibility of using cartoons (AD) to support the activities of AE that can be performed in elementary school (PE). To do this, we initially analyzed 196 episodes of the series “The Tom and Jerry Show”, “Mickey Mouse's House” and “Masha and the Bear” (totaling 55h16min of analysis), defined by being widely known and watched in different countries, besides having no explicit environmental intention. After that, we identified 41 episodes, which had the potential to be explored in EE activities from their plots and scenes. Such episodes presented interesting contexts for working with themes related to ecology, zoology, environmental impacts, conservation of natural resources, as well as biodiversity. In assessing the pedagogical value of these drawings, students from the 1st year of elementary school who participated in an AE activity in which the AD were used, demonstrated gain in knowledge about different general environmental issues, as well as about the Cerrado biome, after being evaluated before and after the activity. Therefore, our study confirms the hypothesis that AD (although they do not have an explicit environmental intention) can be used as didactic-pedagogical support within the scope of AE activities aimed at children, bringing children's daily lives closer to environmental issues. | pt_BR |
dc.description.resumo | Os impactos das atividades antrópicas sobre o meio ambiente têm sido cada vez mais notórios, acabando por afetar os fatores bióticos e abióticos que norteiam o equilíbrio ecossistêmico. Em função disso, diferentes recursos e atividades didático-pedagógicos têm sido propostos no âmbito da educação ambiental (EA) nas escolas. No entanto, as abordagens voltadas para os primeiros anos da escolarização são escassas na literatura. Assim, o objetivo geral do presente estudo foi avaliar a viabilidade da utilização de desenhos animados (DA) como apoio às atividades de EA passíveis de serem executadas no ensino fundamental (EF). Para isso, inicialmente analisamos 196 episódios das séries “O Show de Tom e Jerry”, “A Casa do Mickey Mouse” e “Masha e o Urso” (totalizando 55h e 16min de análises), definidas por serem amplamente conhecidas e assistidas em diferentes países, além de não terem qualquer intenção ambiental explícita. Após isso, identificamos 41 episódios, os quais apresentaram potencial para serem explorados em atividades de EA a partir de seus enredos e cenas. Tais episódios apresentaram contextos interessantes para o trabalho com temáticas voltadas à ecologia, zoologia, impactos ambientais, conservação dos recursos naturais, bem como biodiversidade. Na avaliação do valor pedagógico desses desenhos, estudantes do 1º ano do ensino fundamental que participaram de uma atividade de EA em que os DA foram utilizados, demonstraram ganho de conhecimentos sobre distintos assuntos ambientais gerais, bem como sobre o bioma Cerrado, após serem avaliados antes e depois da atividade. Portanto, nosso estudo confirma a hipótese de que DA (apesar de não possuírem explícita intenção ambiental) podem ser utilizados como apoio didático-pedagógico no âmbito de atividades de EA voltadas às crianças, aproximando o cotidiano infantil às questões ambientais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Wender da Silva Caixeta (2018101330940250@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-14T23:24:02Z No. of bitstreams: 1 dissertação_Wender da Silva.pdf: 5939715 bytes, checksum: 82574b809e8e99f6aa68a719314f2602 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-14T23:43:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação_Wender da Silva.pdf: 5939715 bytes, checksum: 82574b809e8e99f6aa68a719314f2602 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-05-14T23:47:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação_Wender da Silva.pdf: 5939715 bytes, checksum: 82574b809e8e99f6aa68a719314f2602 (MD5) Previous issue date: 2020-03-31 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Urutaí | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Conservação | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Desenhosanimados | pt_BR |
dc.subject.cnpq | MULTIDISCIPLINAR | pt_BR |
dc.title | "Mickey Mouse", "Tom & Jerry" e "Masha e o Urso" COMO FERRAMENTAS DE APOIO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação_Wender da Silva.pdf | 5,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.