Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1252
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A MATEMÁTICA ALÉM DO QUADRO E GIZ: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DOS JOGOS
metadata.dc.creator: Lima, Ariston Rodrigo Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Agda Lovato
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Agda Lovato
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Vabson Guimarães
metadata.dc.contributor.referee3: Mota, Eliane Fonseca Campos
metadata.dc.description.resumo: Percebe-se que a Matemática é temida por muitos e fascinante para aqueles que de fato a entende e compreende o seu lugar no mundo. Ao se deparar com a realidade escolar, se torna um bicho de sete cabeças, pois, é um campo visto pelos alunos como algo que não possui serventia, e para o professor, algo de extrema importância em estudar. Diante disso, encontra-se professores despreparados em lidar com essa realidade, e também, lidar com a dificuldade dos estudantes em aprender matemática. Por outro lado, é nítido perceber que a Matemática é vista como “ciência fundamental” nas escolas, pois, considerada como “mola propulsora” da sociedade, seus conhecimentos tornam-se exigências para auferir habilidades/competências da sociedade. Logo, frente a essas e outras situações, vemos o desejo emanando desses educadores em adotar novas metodologias que favoreçam a aprendizagem e poder superar obstáculos epistemológicos de seus alunos. Entretanto, as altas exigências do currículo de Matemática impede de que professores recorram e/ou adequem metodologias ativas em suas aulas de Matemática. Perante isso, visando a adequação de metodologias ativas no currículo e superação dos obstáculos epistemológicos dos alunos em Matemática, mas, não deixando de cumprir com os objetivos que precisam ser alcançados, este trabalho analisa e descreve uma prática pedagógica que é bastante difundida no campo da Educação Matemática que é o uso de jogos adaptados para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Além disso, relata as experiências vivenciadas ao adotar esta prática, estabelecendo uma reflexão sobre o uso da mesma em sala de aula em uma escola da rede de ensino público.
Abstract: It is perceived that Mathematics is feared by many and fascinating to those who actually understand it and understand its place in the world. When faced with the school reality, it becomes a seven-headed animal, because it is a field seen by students as something that has no use, and for the teacher, something of extreme importance in studying. Faced with this, teachers are unprepared to deal with this reality, and also, to deal with the difficulty of students in learning mathematics. On the other hand, it is clear to realize that Mathematics is seen as "fundamental science" in schools, because, considered as a "propelling spring" of society, its knowledge becomes requirements to obtain skills/skills of society. Therefore, in front of these and other situations, we see the desire emanating from these educators to adopt new methodologies that favor learning and be able to overcome epistemological obstacles of their students. However, the high demands of the Mathematics curriculum prevent teachers from using and/or adapting active methodologies in their Mathematics classes. Therefore, aiming at the adequacy of active methodologies in the curriculum and overcoming the epistemological obstacles of students in Mathematics, but not failing to meet the objectives that need to be achieved, this work analyzes and describes a pedagogical practice that is quite widespread in the field of Mathematics Education that is the use of games adapted to the process of teaching and learning Mathematics. In addition, it reports the experiences experienced in adopting thispractice, establishing a reflection on the use of it in the classroom in a public school network.
Keywords: Matemática
Jogos
Ensino
Aprendizagem
Realidade
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1252
Issue Date: 9-May-2020
Appears in Collections:Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_Ariston Rodrigo.pdf921,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.