Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Agda Lovato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608821869529663pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Agda Lovato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608821869529663pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Vabson Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4767754327641380pt_BR
dc.contributor.referee3Mota, Eliane Fonseca Campos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7341314548881070pt_BR
dc.creatorLima, Ariston Rodrigo Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4671152309398088pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-12T14:17:55Z-
dc.date.available2020-05-09-
dc.date.available2020-05-12T14:17:55Z-
dc.date.issued2020-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1252-
dc.description.abstractIt is perceived that Mathematics is feared by many and fascinating to those who actually understand it and understand its place in the world. When faced with the school reality, it becomes a seven-headed animal, because it is a field seen by students as something that has no use, and for the teacher, something of extreme importance in studying. Faced with this, teachers are unprepared to deal with this reality, and also, to deal with the difficulty of students in learning mathematics. On the other hand, it is clear to realize that Mathematics is seen as "fundamental science" in schools, because, considered as a "propelling spring" of society, its knowledge becomes requirements to obtain skills/skills of society. Therefore, in front of these and other situations, we see the desire emanating from these educators to adopt new methodologies that favor learning and be able to overcome epistemological obstacles of their students. However, the high demands of the Mathematics curriculum prevent teachers from using and/or adapting active methodologies in their Mathematics classes. Therefore, aiming at the adequacy of active methodologies in the curriculum and overcoming the epistemological obstacles of students in Mathematics, but not failing to meet the objectives that need to be achieved, this work analyzes and describes a pedagogical practice that is quite widespread in the field of Mathematics Education that is the use of games adapted to the process of teaching and learning Mathematics. In addition, it reports the experiences experienced in adopting thispractice, establishing a reflection on the use of it in the classroom in a public school network.pt_BR
dc.description.resumoPercebe-se que a Matemática é temida por muitos e fascinante para aqueles que de fato a entende e compreende o seu lugar no mundo. Ao se deparar com a realidade escolar, se torna um bicho de sete cabeças, pois, é um campo visto pelos alunos como algo que não possui serventia, e para o professor, algo de extrema importância em estudar. Diante disso, encontra-se professores despreparados em lidar com essa realidade, e também, lidar com a dificuldade dos estudantes em aprender matemática. Por outro lado, é nítido perceber que a Matemática é vista como “ciência fundamental” nas escolas, pois, considerada como “mola propulsora” da sociedade, seus conhecimentos tornam-se exigências para auferir habilidades/competências da sociedade. Logo, frente a essas e outras situações, vemos o desejo emanando desses educadores em adotar novas metodologias que favoreçam a aprendizagem e poder superar obstáculos epistemológicos de seus alunos. Entretanto, as altas exigências do currículo de Matemática impede de que professores recorram e/ou adequem metodologias ativas em suas aulas de Matemática. Perante isso, visando a adequação de metodologias ativas no currículo e superação dos obstáculos epistemológicos dos alunos em Matemática, mas, não deixando de cumprir com os objetivos que precisam ser alcançados, este trabalho analisa e descreve uma prática pedagógica que é bastante difundida no campo da Educação Matemática que é o uso de jogos adaptados para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Além disso, relata as experiências vivenciadas ao adotar esta prática, estabelecendo uma reflexão sobre o uso da mesma em sala de aula em uma escola da rede de ensino público.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariston Rodrigo Silva Lima (2016101221230030@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-12T13:31:30Z No. of bitstreams: 1 tcc_Ariston Rodrigo.pdf: 943454 bytes, checksum: e8b90254c22851de49d6af8c47056c07 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-05-12T14:17:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Ariston Rodrigo.pdf: 943454 bytes, checksum: e8b90254c22851de49d6af8c47056c07 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-12T14:17:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Ariston Rodrigo.pdf: 943454 bytes, checksum: e8b90254c22851de49d6af8c47056c07 (MD5) Previous issue date: 2020-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRealidadept_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA MATEMÁTICA ALÉM DO QUADRO E GIZ: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DOS JOGOSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ariston Rodrigo.pdf921,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.