Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1155
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ETNOMATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM SOBRE ÂNGULOS POR MEIO DO JOGO AFRICANO BORBOLETA
metadata.dc.creator: Rosa, Eduarda Gabriela da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Mota, Eliane Fonseca Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Teixeira, Agda Lovato
metadata.dc.contributor.referee2: Tavares, Jussana Maria
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa propôs uma abordagem metodológica na perspectiva da Etnomatemática através do jogo africano borboleta de Moçambique. Esta proposta metodológica relaciona a cultura africana, por meio do uso do jogo borboleta, com os conteúdos matemáticos institucionais. Objetiva-se analisar a eficácia metodológica do uso da Etnomatemática e de jogos para o ensino da matemática para a compreensão de ângulos. O principal aporte teórico que fundamentou essa pesquisa é oriundo da Etnomatemática com Ubiratan D’Ambrósio. A pesquisa tem o caráter qualitativo e foi desenvolvida com dez alunos internos estudantes do 1° ano do Ensino Médio no Instituto Federal Goiano Campus Urutaí. Teve três etapas: aplicação de um questionário 1; apresentação da cultura africana, aplicação do jogo e desenvolvimento das atividades matemáticas; aplicação do questionário 2. Havia questões em comum no questionário 1 e 2 que permitiram analisar a eficácia desta metodologia. Os resultados obtidos no questionário 1 retrataram as dificuldades apresentadas pelos alunos na compreensão de ângulos e após o desenvolvimento das atividades, percebeu-se que a utilização do jogo africano favoreceu a aprendizagem do conteúdo matemático trabalhado, além disso promoveu o reconhecimento e a valorização da cultura afro brasileira. Assim, foi possível perceber que aliar jogos e a Etnomatemática para o ensino de conteúdos de ângulos foi eficaz para este estudo.
Abstract: This research proposed a methodological approach in the perspective of Ethnomathematics through the African butterfly game of Mozambique. This methodological proposal links African culture, through the use of the butterfly game, with institutional mathematical content. The objective is to analyze the methodological effectiveness of using Ethnomathematics and games for teaching mathematics to understand angles. The main theoretical contribution that supported this research is from Ethnomathematics with Ubiratan D’Ambrósio. The research has a qualitative character and was developed with ten internal students, students of the 1st year of High School at Institute Federal Goiano Campus Urutaí. It had three stages: application of a questionnaire 1; presentation of African culture, application of the game and development of mathematical activities; application of questionnaire 2. There were common issues in questionnaire 1 and 2 that allowed to analyze the effectiveness of this methodology. The results obtained in questionnaire 1 portrayed the difficulties presented by students in understanding angles and after the development of activities, it was noticed that the use of the African game favored the learning of the mathematical content worked, in addition it promoted the recognition and appreciation of culture afro brazilian. Thus, it was possible to realize that combining games and Ethnomathematics for teaching angle content was effective for this study.
Keywords: Etnomatemática
Jogo Borboleta
Ângulos
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1155
Issue Date: 11-Mar-2020
Appears in Collections:Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Final Eduarda.pdf2,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.