Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mota, Eliane Fonseca Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7341314548881070pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Agda Lovato-
dc.contributor.referee2Tavares, Jussana Maria-
dc.creatorRosa, Eduarda Gabriela da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2901025608682599pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-18T18:41:03Z-
dc.date.available2020-03-18-
dc.date.available2020-03-18T18:41:03Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1155-
dc.description.abstractThis research proposed a methodological approach in the perspective of Ethnomathematics through the African butterfly game of Mozambique. This methodological proposal links African culture, through the use of the butterfly game, with institutional mathematical content. The objective is to analyze the methodological effectiveness of using Ethnomathematics and games for teaching mathematics to understand angles. The main theoretical contribution that supported this research is from Ethnomathematics with Ubiratan D’Ambrósio. The research has a qualitative character and was developed with ten internal students, students of the 1st year of High School at Institute Federal Goiano Campus Urutaí. It had three stages: application of a questionnaire 1; presentation of African culture, application of the game and development of mathematical activities; application of questionnaire 2. There were common issues in questionnaire 1 and 2 that allowed to analyze the effectiveness of this methodology. The results obtained in questionnaire 1 portrayed the difficulties presented by students in understanding angles and after the development of activities, it was noticed that the use of the African game favored the learning of the mathematical content worked, in addition it promoted the recognition and appreciation of culture afro brazilian. Thus, it was possible to realize that combining games and Ethnomathematics for teaching angle content was effective for this study.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa propôs uma abordagem metodológica na perspectiva da Etnomatemática através do jogo africano borboleta de Moçambique. Esta proposta metodológica relaciona a cultura africana, por meio do uso do jogo borboleta, com os conteúdos matemáticos institucionais. Objetiva-se analisar a eficácia metodológica do uso da Etnomatemática e de jogos para o ensino da matemática para a compreensão de ângulos. O principal aporte teórico que fundamentou essa pesquisa é oriundo da Etnomatemática com Ubiratan D’Ambrósio. A pesquisa tem o caráter qualitativo e foi desenvolvida com dez alunos internos estudantes do 1° ano do Ensino Médio no Instituto Federal Goiano Campus Urutaí. Teve três etapas: aplicação de um questionário 1; apresentação da cultura africana, aplicação do jogo e desenvolvimento das atividades matemáticas; aplicação do questionário 2. Havia questões em comum no questionário 1 e 2 que permitiram analisar a eficácia desta metodologia. Os resultados obtidos no questionário 1 retrataram as dificuldades apresentadas pelos alunos na compreensão de ângulos e após o desenvolvimento das atividades, percebeu-se que a utilização do jogo africano favoreceu a aprendizagem do conteúdo matemático trabalhado, além disso promoveu o reconhecimento e a valorização da cultura afro brasileira. Assim, foi possível perceber que aliar jogos e a Etnomatemática para o ensino de conteúdos de ângulos foi eficaz para este estudo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eduarda Gabriela da Silva Rosa (2015101221230159@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-18T13:17:28Z No. of bitstreams: 1 TCC Final Eduarda.pdf: 2177361 bytes, checksum: 8150757645d20438e72eaa108a99c32d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-18T18:40:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Final Eduarda.pdf: 2177361 bytes, checksum: 8150757645d20438e72eaa108a99c32d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-18T18:41:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Final Eduarda.pdf: 2177361 bytes, checksum: 8150757645d20438e72eaa108a99c32d (MD5) Previous issue date: 2020-03-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectJogo Borboletapt_BR
dc.subjectÂngulospt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleETNOMATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM SOBRE ÂNGULOS POR MEIO DO JOGO AFRICANO BORBOLETApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Final Eduarda.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.