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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: GAMIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO E MALL: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO PARA A DISCIPLINA DE IFE DOS CURSOS DE INFORMÁTICA/COMPUTAÇÃO
Autor(es): Vieira, Camila Da Silva Barsanulfo
Primeiro Orientador: Matos, Fernando Barbosa
Resumo: Os jogos (digitais ou não), inicialmente utilizados para diversão, são bastante motivadores e conseguem prender a atenção de seus jogadores por horas, justamente por serem divertidos e desafiadores. Utilizando essa temática, o uso de jogos para auxiliar no ensino/aprendizado de disciplinas técnicas e de graduação, se apresenta como uma estratégia interessante a ser utilizada. Uma disciplina que se encaixa nesse perfil e é bastante importante para os alunos da área de Informática/Computação é o Inglês para Fins Específicos (IFE). Sendo assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um aplicativo móvel, que auxilie no ensino/aprendizado da língua inglesa levando em consideração as necessidades de profissionais e alunos da área de Informática/Computação. Nesse sentido, será abordado os conceitos de Gameficação que é uma técnica que utiliza os conceitos destes jogos para resolver problemas do mundo real, num contexto fora do jogo, motivando os indivíduos em uma certa atividade. É uma técnica que vem sendo utilizada atualmente em empresas e nas salas de aulas, para engajar os funcionários ou alunos nas suas atividades e obter melhores resultados. Outro conceito a ser explorado neste trabalho é o conceito de MALL, que consiste no uso de tecnologias móveis para auxiliar no ensino/aprendizagem de línguas. Juntamente com estes dois conceitos, serão usadas as características do IFE, uma disciplina que foca no ensino/aprendizagem da língua inglesa levando em consideração as necessidades acadêmicas e/ou profissionais do aprendiz. Para o desenvolvimento do aplicativo, foram utilizados as linguagens de programação PHP, JavaScript e Java, linguagem de marcação HTML, linguagem de estilo CSS, o sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL, e o framework Cordova. Com base nos fundamentos de Inglês para Fins Específicos, Gameficação e MALL, e do uso das ferramentas citadas, foi possível desenvolver um aplicativo motivador e atrativo e que foca no desenvolvimento de vocabulário, e nas habilidades comunicativas de leitura e escrita da língua inglesa, competências necessárias para profissionais e alunos da área de Informática/Computação.
Abstract: Games (digital ones or not), generally used for fun, are highly motivating e are able to get the attention of players for hours, simply by being fun and challenging. In this context, the use of games to assist teaching/learning of technical and graduation disciplines, presents itself as an interesting strategy to be utilized. A discipline which falls into this profile and is very important for students of the Informatics/Computation area is English for Specific Purposes (ESP). Therefore, the objective of this paper is to develop a mobile application that can assist the teaching/learning of English taking into account the needs of professionals and students on the Informatics/Computation area. Thereby, it will be approached the concepts of Gamefication, a technique which uses concepts of games to solve problems in the real world, in a context out of the game, motivating individuals in a certain activity. It has been used in recent times, in companies and in classrooms, to engage employees or students on their activities to obtain better results. Another concept to be addressed in this paper, is MALL, which is the use of mobile technologies to assist language learning. Along with these two concepts, there will be used the characteristics of English for Specific Purposes, a discipline that focuses on the teaching/learning of English taking into account the professional and/or academic needs of the learner. On the development of the mobile application, there was used the programming languages PHP, JavaScript and Java, the markup language HTML, the style language CSS, the data base management system PostgreSQL, and the framework Cordova. Based on the fundamentals of ESP, Gamification and MALL, and by using the technologies cited above, it was possible to develop a motivating and attractive application which focuses on the development of vocabulary, and the communication skills of reading and writing of the English language, competencies necessary for professionals and students of the Informatics/Computation area.
Palavras-chave: Gameficação
MALL
Tecnologias Educacionais
Inglês para Fins Específicos
Aplicativos Móveis
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1136
Data do documento: 21-Dez-2016
Aparece nas coleções:Tecnologia em Sistemas para Internet

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