Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matos, Fernando Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9242213138330605pt_BR
dc.creatorVieira, Camila Da Silva Barsanulfo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6135095591286305pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-17T01:17:25Z-
dc.date.available2020-03-16-
dc.date.available2020-03-17T01:17:25Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1136-
dc.description.abstractGames (digital ones or not), generally used for fun, are highly motivating e are able to get the attention of players for hours, simply by being fun and challenging. In this context, the use of games to assist teaching/learning of technical and graduation disciplines, presents itself as an interesting strategy to be utilized. A discipline which falls into this profile and is very important for students of the Informatics/Computation area is English for Specific Purposes (ESP). Therefore, the objective of this paper is to develop a mobile application that can assist the teaching/learning of English taking into account the needs of professionals and students on the Informatics/Computation area. Thereby, it will be approached the concepts of Gamefication, a technique which uses concepts of games to solve problems in the real world, in a context out of the game, motivating individuals in a certain activity. It has been used in recent times, in companies and in classrooms, to engage employees or students on their activities to obtain better results. Another concept to be addressed in this paper, is MALL, which is the use of mobile technologies to assist language learning. Along with these two concepts, there will be used the characteristics of English for Specific Purposes, a discipline that focuses on the teaching/learning of English taking into account the professional and/or academic needs of the learner. On the development of the mobile application, there was used the programming languages PHP, JavaScript and Java, the markup language HTML, the style language CSS, the data base management system PostgreSQL, and the framework Cordova. Based on the fundamentals of ESP, Gamification and MALL, and by using the technologies cited above, it was possible to develop a motivating and attractive application which focuses on the development of vocabulary, and the communication skills of reading and writing of the English language, competencies necessary for professionals and students of the Informatics/Computation area.pt_BR
dc.description.resumoOs jogos (digitais ou não), inicialmente utilizados para diversão, são bastante motivadores e conseguem prender a atenção de seus jogadores por horas, justamente por serem divertidos e desafiadores. Utilizando essa temática, o uso de jogos para auxiliar no ensino/aprendizado de disciplinas técnicas e de graduação, se apresenta como uma estratégia interessante a ser utilizada. Uma disciplina que se encaixa nesse perfil e é bastante importante para os alunos da área de Informática/Computação é o Inglês para Fins Específicos (IFE). Sendo assim, o objetivo deste trabalho é desenvolver um aplicativo móvel, que auxilie no ensino/aprendizado da língua inglesa levando em consideração as necessidades de profissionais e alunos da área de Informática/Computação. Nesse sentido, será abordado os conceitos de Gameficação que é uma técnica que utiliza os conceitos destes jogos para resolver problemas do mundo real, num contexto fora do jogo, motivando os indivíduos em uma certa atividade. É uma técnica que vem sendo utilizada atualmente em empresas e nas salas de aulas, para engajar os funcionários ou alunos nas suas atividades e obter melhores resultados. Outro conceito a ser explorado neste trabalho é o conceito de MALL, que consiste no uso de tecnologias móveis para auxiliar no ensino/aprendizagem de línguas. Juntamente com estes dois conceitos, serão usadas as características do IFE, uma disciplina que foca no ensino/aprendizagem da língua inglesa levando em consideração as necessidades acadêmicas e/ou profissionais do aprendiz. Para o desenvolvimento do aplicativo, foram utilizados as linguagens de programação PHP, JavaScript e Java, linguagem de marcação HTML, linguagem de estilo CSS, o sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL, e o framework Cordova. Com base nos fundamentos de Inglês para Fins Específicos, Gameficação e MALL, e do uso das ferramentas citadas, foi possível desenvolver um aplicativo motivador e atrativo e que foca no desenvolvimento de vocabulário, e nas habilidades comunicativas de leitura e escrita da língua inglesa, competências necessárias para profissionais e alunos da área de Informática/Computação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Vieira (camila.vieira@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-16T17:36:33Z No. of bitstreams: 2 CAMILA DA SILVA BARSANULFO VIEIRA .pdf: 258534 bytes, checksum: c7e122d2e36e2445c7345fe1ef67040b (MD5) TC_INTERNET_CAMILA VIEIRA.pdf: 2469567 bytes, checksum: 4e5f273404a7739d88fc802dfecbcf4e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-17T01:17:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 CAMILA DA SILVA BARSANULFO VIEIRA .pdf: 258534 bytes, checksum: c7e122d2e36e2445c7345fe1ef67040b (MD5) TC_INTERNET_CAMILA VIEIRA.pdf: 2469567 bytes, checksum: 4e5f273404a7739d88fc802dfecbcf4e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-17T01:17:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 CAMILA DA SILVA BARSANULFO VIEIRA .pdf: 258534 bytes, checksum: c7e122d2e36e2445c7345fe1ef67040b (MD5) TC_INTERNET_CAMILA VIEIRA.pdf: 2469567 bytes, checksum: 4e5f273404a7739d88fc802dfecbcf4e (MD5) Previous issue date: 2016-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGameficaçãopt_BR
dc.subjectMALLpt_BR
dc.subjectTecnologias Educacionaispt_BR
dc.subjectInglês para Fins Específicospt_BR
dc.subjectAplicativos Móveispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
dc.titleGAMIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO E MALL: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO PARA A DISCIPLINA DE IFE DOS CURSOS DE INFORMÁTICA/COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia em Sistemas para Internet

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA DA SILVA BARSANULFO VIEIRA .pdfTAPE252,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TC_INTERNET_CAMILA VIEIRA.pdf2,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.