Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1124
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A POESIA INFANTIL E A ESCOLA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Autor(es): Ferreira, Marielly
Primeiro Orientador: Borges, Ronaldo
Primeiro Coorientador: Silva, Sidney
Primeiro Membro da Banca: Ilma, Moura
Resumo: Esta pesquisa visa analisar a abordagem do texto poético infantil no material didático Sistema Pomares de Ensino, adotado pela Secretaria Municipal de Educação de um município localizado na região Sul do Estado de Goiás. Pretende-se verificar como os textos poéticos são explorados no material objeto de análise. Para tal análise, realizou-se uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, sustentada pelos pressupostos teóricos discutidos por Bordini (1986), Abramovich (1997), Aguiar;Ceccantini (2012), Coelho (2000), Cunha (2012), Martha (2011). As atividades propostas pelo material podem melhorar ainda no sentido de explorar o máximo do que esse gênero textual oferece. Apesar disso, os resultados da análise apontam que o referido material didático apresenta aspectos positivos e negativos. A qualidade estética e a pertinência dos textos ao universo infantil, a produção de poemas e a seleção dos autores (contemporâneos e clássicos) constituem pontos positivos. Como pontos negativos, percebe-se a necessidade de mais textos e atividades de interpretação textual. Além disso, uma melhor exploração e trabalho com a sonoridade das palavras e seu caráter lúdico. Dessa forma, o texto poético continua funcionando, grande parte das vezes, como pretexto para ensinar vocabulário e questões gramaticais. Ainda assim, é perceptível que o material inova em relação a outros, de circulação nacional, adotados pela maioria das instituições de ensino infantil do Estado, uma vez que explora bastante o caráter da cultura local e regional o que se traduz em qualidade formativa. Palavras-chave: Poesia infantil. Livro Didático. Ensino.
Abstract: This research aims to analyze the approach of the children's poetic text in the teaching system Orchard Teaching System, adopted by the Municipal Secretariat of Education of a municipality located in the southern region of the state of Goiás. It is intended to verify how the poetic texts are explored in the material object of analyze. For such analysis, an exploratory bibliographic research was carried out, supported by the theoretical assumptions discussed by Bordini (1986), Abramovich (1997), Aguiar; Ceccantini (2012), Rabbit (2000), Wedge (2012), Martha (2011). The activities proposed by the material may further improve in order to exploit as much as this textual genre offers. Nevertheless, the results of the analysis indicate that the said didactic material presents positive and negative aspects. The aesthetic quality and relevance of the texts to the children's universe, the production of poems and the selection of authors (contemporary and classic) are positive points. As negative points, we realize the need for more texts and textual interpretation activities. Also, a better exploration and work with the sound of the words and their playful character. Thus, the poetic text continues to function, often, as a pretext for teaching vocabulary and grammatical questions. Still, it is noticeable that the material innovates in relation to others of national circulation, adopted by most of the state's early childhood education institutions, since it explores the character of local and regional culture, which translates into formative quality. Keywords: Children's poetry. Textbook. Teaching.
Palavras-chave: Poesia infantil
Livro Didático
Ensino
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1124
Data do documento: 3-Mar-2020
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIELLY CAETADO FERREIRA - TCC E DOCUMENTOS PARA RIIF.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.