Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1124
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Ronaldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9774059000739053 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Sidney | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0865355881753958 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ilma, Moura | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1074864326169030 | pt_BR |
dc.creator | Ferreira, Marielly | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0533499902472849 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-17T00:53:34Z | - |
dc.date.available | 2020-03-03 | - |
dc.date.available | 2020-03-17T00:53:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1124 | - |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the approach of the children's poetic text in the teaching system Orchard Teaching System, adopted by the Municipal Secretariat of Education of a municipality located in the southern region of the state of Goiás. It is intended to verify how the poetic texts are explored in the material object of analyze. For such analysis, an exploratory bibliographic research was carried out, supported by the theoretical assumptions discussed by Bordini (1986), Abramovich (1997), Aguiar; Ceccantini (2012), Rabbit (2000), Wedge (2012), Martha (2011). The activities proposed by the material may further improve in order to exploit as much as this textual genre offers. Nevertheless, the results of the analysis indicate that the said didactic material presents positive and negative aspects. The aesthetic quality and relevance of the texts to the children's universe, the production of poems and the selection of authors (contemporary and classic) are positive points. As negative points, we realize the need for more texts and textual interpretation activities. Also, a better exploration and work with the sound of the words and their playful character. Thus, the poetic text continues to function, often, as a pretext for teaching vocabulary and grammatical questions. Still, it is noticeable that the material innovates in relation to others of national circulation, adopted by most of the state's early childhood education institutions, since it explores the character of local and regional culture, which translates into formative quality. Keywords: Children's poetry. Textbook. Teaching. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa visa analisar a abordagem do texto poético infantil no material didático Sistema Pomares de Ensino, adotado pela Secretaria Municipal de Educação de um município localizado na região Sul do Estado de Goiás. Pretende-se verificar como os textos poéticos são explorados no material objeto de análise. Para tal análise, realizou-se uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, sustentada pelos pressupostos teóricos discutidos por Bordini (1986), Abramovich (1997), Aguiar;Ceccantini (2012), Coelho (2000), Cunha (2012), Martha (2011). As atividades propostas pelo material podem melhorar ainda no sentido de explorar o máximo do que esse gênero textual oferece. Apesar disso, os resultados da análise apontam que o referido material didático apresenta aspectos positivos e negativos. A qualidade estética e a pertinência dos textos ao universo infantil, a produção de poemas e a seleção dos autores (contemporâneos e clássicos) constituem pontos positivos. Como pontos negativos, percebe-se a necessidade de mais textos e atividades de interpretação textual. Além disso, uma melhor exploração e trabalho com a sonoridade das palavras e seu caráter lúdico. Dessa forma, o texto poético continua funcionando, grande parte das vezes, como pretexto para ensinar vocabulário e questões gramaticais. Ainda assim, é perceptível que o material inova em relação a outros, de circulação nacional, adotados pela maioria das instituições de ensino infantil do Estado, uma vez que explora bastante o caráter da cultura local e regional o que se traduz em qualidade formativa. Palavras-chave: Poesia infantil. Livro Didático. Ensino. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Marielly Caetano Ferreira (2014204221310026@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-14T03:19:06Z No. of bitstreams: 3 MARIELLY-Dados Internacionais de Catalogação na Publicação-1.pdf: 66608 bytes, checksum: 286a93f8f7c1076ef2e4e8ee8a3200f2 (MD5) MARIELLY - Formulário - Ficha Catalográfica-2.pdf: 146522 bytes, checksum: e46e6a0841576ce148dcfe2e9b4be8c0 (MD5) MARIELLY - A POESIA INFANTIL-3.pdf: 196156 bytes, checksum: 177b0fa7685ae03223ad6b227f5a6a6f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada Marielly, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: Você não anexou o trabalho acadêmico à submissão e nem o Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados. Tais documentos deverão constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/TCAE_-_Termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa e restante do trabalho acadêmico. Assim que o TCAE e ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.1.pdf Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. on 2020-03-16T12:50:15Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Marielly Caetano Ferreira (2014204221310026@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-16T15:49:34Z No. of bitstreams: 1 MARIELLY CAETADO FERREIRA - TCC E DOCUMENTOS PARA RIIF.pdf: 1438290 bytes, checksum: 8a2864d079ed1aa9315ecf7c1d68cb94 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-17T00:52:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARIELLY CAETADO FERREIRA - TCC E DOCUMENTOS PARA RIIF.pdf: 1438290 bytes, checksum: 8a2864d079ed1aa9315ecf7c1d68cb94 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-03-17T00:53:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIELLY CAETADO FERREIRA - TCC E DOCUMENTOS PARA RIIF.pdf: 1438290 bytes, checksum: 8a2864d079ed1aa9315ecf7c1d68cb94 (MD5) Previous issue date: 2020-03-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poesia infantil | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A POESIA INFANTIL E A ESCOLA: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIELLY CAETADO FERREIRA - TCC E DOCUMENTOS PARA RIIF.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.