Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1122
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
metadata.dc.creator: Vasconcelos, Suélen Normando da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee1: Mariano, Sangelita Miranda Franco
metadata.dc.contributor.referee2: Fernandes Neto, Odilon
metadata.dc.contributor.referee3: Felisberto , Layla Aparecida Rodrigues
metadata.dc.description.resumo: Este estudo trata da temática Pedagogia Hospitalar cujo objetivo geral foi investigar por meio da pesquisa bibliográfica e documental realizar um levantamento acerca das publicações científicas sobre Pedagogia Hospitalar. Este caracteriza-se como estudo bibliográfico, valendo-se do método de Revisão Sistemática. Como resultados, apresenta a predominância da pesquisa qualitativa como metodologia de estudo. Contribui com uma matriz de referência teórico-documental, servindo de base para estudos sobre o tema. Essa pesquisa efetuou um levantamento das publicações científicas na base de dados Periódicos Capes e Google Acadêmico sobre Pedagogia Hospitalar, campo teórico-prático da Educação Especial. Infere-se que a Pedagogia Hospitalar é uma área de conhecimento relativamente antiga, mas que vem buscando espaço de reconhecimento no meio acadêmico recentemente. Identificamos a necessidade de maior produção e divulgação sobre essa temática para que seja possível utilizá-la como estratégia na luta política para ampliação do atendimento pedagógico-educacional nos hospitais brasileiros. Conclui-se que os princípios legais que garantem o atendimento pedagógico em crianças e adolescentes em tratamento de saúde valem em todo país, foi encontrado publicações a partir de 1984, mas ainda há poucas publicações sobre a temática e os artigos analisados encontraram-se publicados nas grandes áreas de educação e saúde. Com este trabalho, observa-se a necessidade de mais contribuições literárias sobre a pedagogia dentro do ambiente hospitalar, de forma que esse atendimento se torne efetivo e com qualidade.
Abstract: This study deals with the theme of Hospital Pedagogy whose general objective was to investigate through bibliographic and documentary research a survey about scientific publications on Hospital Pedagogy. This is characterized as a bibliographic study, using the Systematic Review method. As a result, it presents the predominance of qualitative research as a study methodology. It contributes with a theoretical and documentary reference matrix, serving as a basis for studies on the theme. This research carried out a survey of scientific publications in the Capes and Google Scholar database on Hospital Pedagogy, a theoretical and practical field of Special Education. It is inferred that Hospital Pedagogy is a relatively old field of knowledge, but that has been seeking recognition in the academic environment recently. We identified the need for greater production and dissemination on this topic so that it can be used as a strategy in the political struggle to expand pedagogical and educational care in Brazilian hospitals. It is concluded that the legal principles that guarantee pedagogical assistance to children and adolescents undergoing health treatment are valid throughout the country, publications were found since 1984, but there are still few publications on the subject and the analyzed articles were published in the large areas of education and health. With this work, there is a need for more literary contributions on pedagogy within the hospital environment, so that this service becomes effective and with quality.
Keywords: Pedagogia Hospitalar
Educação Especial
Educação Inclusiva
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1122
Issue Date: 11-Mar-2020
Appears in Collections:Licenciatura em Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Suélen Normando da Silva Vasconcelos.pdf1,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.