Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Sangelita Miranda Franco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes Neto, Odilon-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7161841776509750pt_BR
dc.contributor.referee3Felisberto , Layla Aparecida Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5099996663118536pt_BR
dc.creatorVasconcelos, Suélen Normando da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9382524756126844pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-16T15:43:11Z-
dc.date.available2020-03-16-
dc.date.available2020-03-16T15:43:11Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1122-
dc.description.abstractThis study deals with the theme of Hospital Pedagogy whose general objective was to investigate through bibliographic and documentary research a survey about scientific publications on Hospital Pedagogy. This is characterized as a bibliographic study, using the Systematic Review method. As a result, it presents the predominance of qualitative research as a study methodology. It contributes with a theoretical and documentary reference matrix, serving as a basis for studies on the theme. This research carried out a survey of scientific publications in the Capes and Google Scholar database on Hospital Pedagogy, a theoretical and practical field of Special Education. It is inferred that Hospital Pedagogy is a relatively old field of knowledge, but that has been seeking recognition in the academic environment recently. We identified the need for greater production and dissemination on this topic so that it can be used as a strategy in the political struggle to expand pedagogical and educational care in Brazilian hospitals. It is concluded that the legal principles that guarantee pedagogical assistance to children and adolescents undergoing health treatment are valid throughout the country, publications were found since 1984, but there are still few publications on the subject and the analyzed articles were published in the large areas of education and health. With this work, there is a need for more literary contributions on pedagogy within the hospital environment, so that this service becomes effective and with quality.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo trata da temática Pedagogia Hospitalar cujo objetivo geral foi investigar por meio da pesquisa bibliográfica e documental realizar um levantamento acerca das publicações científicas sobre Pedagogia Hospitalar. Este caracteriza-se como estudo bibliográfico, valendo-se do método de Revisão Sistemática. Como resultados, apresenta a predominância da pesquisa qualitativa como metodologia de estudo. Contribui com uma matriz de referência teórico-documental, servindo de base para estudos sobre o tema. Essa pesquisa efetuou um levantamento das publicações científicas na base de dados Periódicos Capes e Google Acadêmico sobre Pedagogia Hospitalar, campo teórico-prático da Educação Especial. Infere-se que a Pedagogia Hospitalar é uma área de conhecimento relativamente antiga, mas que vem buscando espaço de reconhecimento no meio acadêmico recentemente. Identificamos a necessidade de maior produção e divulgação sobre essa temática para que seja possível utilizá-la como estratégia na luta política para ampliação do atendimento pedagógico-educacional nos hospitais brasileiros. Conclui-se que os princípios legais que garantem o atendimento pedagógico em crianças e adolescentes em tratamento de saúde valem em todo país, foi encontrado publicações a partir de 1984, mas ainda há poucas publicações sobre a temática e os artigos analisados encontraram-se publicados nas grandes áreas de educação e saúde. Com este trabalho, observa-se a necessidade de mais contribuições literárias sobre a pedagogia dentro do ambiente hospitalar, de forma que esse atendimento se torne efetivo e com qualidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Suelen Normando da Silva Vasconcelos (2016204221310019@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-16T15:12:21Z No. of bitstreams: 2 TCC Suélen_final 13-03-2020.pdf: 651701 bytes, checksum: fa1513681d60775a02db6e4057ff2e7f (MD5) Documentos para repositório Suélen.pdf: 318051 bytes, checksum: 75866dcbad8f262903d1226a5a47ee81 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-16T15:42:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC Suélen_final 13-03-2020.pdf: 651701 bytes, checksum: fa1513681d60775a02db6e4057ff2e7f (MD5) Documentos para repositório Suélen.pdf: 318051 bytes, checksum: 75866dcbad8f262903d1226a5a47ee81 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-16T15:43:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC Suélen_final 13-03-2020.pdf: 651701 bytes, checksum: fa1513681d60775a02db6e4057ff2e7f (MD5) Documentos para repositório Suélen.pdf: 318051 bytes, checksum: 75866dcbad8f262903d1226a5a47ee81 (MD5) Previous issue date: 2020-03-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Morrinhospt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia Hospitalarpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titlePEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Suélen Normando da Silva Vasconcelos.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.