Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1110
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E LÚDICAS EM DIFERENTES TURMAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
metadata.dc.creator: Borba, Gabriela Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Felicio, Cinthia Maria
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, avaliamos a aplicabilidade de atividades lúdicas e experimentação para os cursos de Ensino Médio Integrados aos cursos técnicos do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos. A investigação ocorreu em duas classes diferentes, os cursos de TI (Técnico em Informática) e API (Técnico em Agropecuária). Nosso objetivo foi comparar as atividades, explorando como elas puderam contribuir para a aprendizagem da química no cotidiano ou ensino técnico profissionalizante. O estudo foi aplicado na turma de 1o TI (1o ano do ensino médio integrado ao curso técnico em informática) entre 18/09 e 12/12/17 e na turma do 3o ano API (3o ano do ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuária) de 02/10 à 22/11/18. Para o primeiro grupo foi realizada uma oficina pedagógica para o ensino de conceitos químicos, e os alunos puderam analisar a toxicidade do detergente em sementes de feijão (esta atividade foi realizada para a aula do 1o ano durante o Estágio Supervisionado IV). Em outra aula, foi aplicado um jogo denominado “Uno Periódico”, com o objetivo de familiarizar os alunos com as propriedades da tabela periódica, e compreender as propriedades físicas e químicas dos elementos químicos. A oficina pedagógica foi ministrada ao segundo grupo, que incluiu alunos do 3o ano do curso de API, e também um jogo chamado “Autódromo Químico”, com perguntas sobre assuntos relacionados ao experimento realizado. A sinergia entre experimentação e atividades lúdicas pode trazer possibilidades interessantes ao estudo de para metodologias mais interativas e que mobilizem ações de pesquisa entre os alunos. Havendo mais interação entre os alunos em sala de aula, eles têm a possibilidade de sair da condição passiva e rotineira das aulas tradicionais tornando-se protagonistas da sua própria aprendizagem. A proposta deste trabalho foi estimular a colaboração mútua, diminuindo o individualismo e alta competição entre os alunos. Através das atividades aplicadas, procuramos estimular a participação deles e mobilizamos a cooperação dos estudantes. Desta forma, acreditamos que o professor tem a oportunidade de auxiliar os alunos no desenvolvimento de seus conhecimentos químicos, bem como promover o espírito de equipe entre eles, com uma maior socialização em sala de aula. Com base nas atividades aplicadas, observamos que os alunos estavam mais interessados em aprender sobre Química Básica, e houve maior interação com o professor e com os outros colegas, resultando em uma aprendizagem mais significado. O processo de ensino-aprendizagem foi favorecido, uma vez que os alunos se tornaram sujeitos mais ativos na busca pelo próprio aprendizado, protagonizando as aulas. Este trabalho trouxe novas concepções sobre como deve ser o desempenho docente e a aplicabilidade das atividades lúdicas/experimentais, trazendo reflexões sobre a importância de o professor estar sempre atento às necessidades de aprendizagem e também do estabelecimento do espírito de equipe de cada turma para assim, contribuir para o desenvolvimento de atividades lúdicas contextualizadas aos temas em estudo e no cotidiano/vida profissional.
Abstract: In this work, we evaluated the applicability of ludic activities and experimentation for Technical Integration High School courses of the Goiano Federal Institute - Campus Morrinhos. The investigation took place in two different classes, the TI (Technical Informatics) and API (Technical Agriculture) courses. Our goal was to compare the activities, exploring how they can contribute to the chemistry learning in the daily life and for the vocational technical education. The study was applied for the 1st class TI (1st year of high school integrated to the technical course in informatics) between 09/18 to 12/12/2017 and for the API class (3rd year of high school integrated to the technical course in agriculture) from 10/02 to 11/22/18. For the first group were realized a pedagogical workshop for teaching chemical concepts, and the students could analyze the toxicity of the detergent in bean seeds (this activity was realized during the Supervised Internship IV). In another class, was applied a game named "Uno Periódico”, with the aim of familiarizing students with the properties of the periodic table, and to understand the physical and chemical properties of the chemical elements. The pedagogical workshop was given to the second group, which including students from third-year class of the API course, also a game named “Autódromo Químico”, with questions about subjects related to the experiment carried out. The synergy between experimentation and ludic activities can bring interesting possibilities for the study of more interactive methodologies and that mobilize research actions among the students. Having more interaction between students in class, they have the possibility to move out of the passive and routine condition of traditional classes becoming protagonists of their own learning. The proposal of this work was stimulating the mutual collaboration, decreasing the individualism and high competition between the students. Through the applied activities, we seek to stimulate the participation in the same ones and we mobilize the cooperation of students. In this way, we believe that the teacher has the chance to assist the students in their chemical knowledge development, as well as to promote the team spirit among them, with a greater classroom socialization. Based on the activities applied, we were observed that the students were more interested in learning about Basic Chemistry, and there was bigger interaction with the teacher and with others classmates, resulting in a more meaningful learning. The teaching-learning process was favored, since the students became more active subjects in the search for their own learning, leading the classes. This work brought new conceptions about how should be the teaching performance and applicability of ludic/experimental activities, reflecting on the importance of the teacher being always attentive to the learning needs and also of the establishment of the each class team spirit, to contribute for the development of ludic and experimental activities contextualized to the subjects of study and in daily life/professional life.
Keywords: Experimentação
Atividades lúdicas
Contextualização
Qualificação Profissional
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Morrinhos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1110
Issue Date: 19-Mar-2019
Appears in Collections:Licenciatura em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC_QUIMICA_GABRIELA BORBA.pdf2,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.