Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1108
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NAS AFETIVIDADES DO COTIDIANO ESCOLAR/UNIVERSITÁRIO
Other Titles: THE ROLE OF THE PROFESSOR OF MATHEMATICS IN THE SCHOOL/UNIVERSITY LIFE
metadata.dc.creator: Machado, Taynara de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Teixeira, Agda Lovato
metadata.dc.contributor.referee1: Araujo, Rosiney Domingas
metadata.dc.contributor.referee2: Assunção, Ricardo Gomes
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho foi trazer a importância do papel afetivo do professor de matemática no ambiente escolar, investigando como esse papel vem sendo desempenhado no curso de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus de Urutaí. O trabalho tem como foco principal investigar e analisar a influência da afetividade na aprendizagem matemática e qual o papel do professor frente a essa afetividade. Também investiga quais são as dificuldades e sentimentos que os alunos desenvolvem ao aprender matemática. O projeto consiste em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, onde foi fundamentado em autores como Chacón (2003), Medeiros (2005), Freire (1996), entre outros, e também apresenta resultados de um questionário feito com alunos do curso de Licenciatura supracitado. Através deste trabalho conclui-se que a afetividade é papel fundamental na aprendizagem dos estudantes e que todos os educadores deveriam ter consciência sobre ela, pois estes também devem ser capazes de transmitir confiança e afeto. A matemática pode ou não ter relevância na vida dos estudantes, e essa questão pode estar relacionada ao método como a matemática é apresentada. É importante que o conhecimento matemático seja contextualizado, trazendo sentido ao que o aluno está aprendendo, pois no momento que aluno entende o conteúdo ele se torna mais autônomo. E o professor possui influência afetiva direta na tomada de decisões dos alunos e no desenvolvimento da sua aprendizagem.
Abstract: The objective of this work was to bring the importance of the affective role of the professor of mathematics in the school environment, investigating how this role has been played in the math course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás - Campus de Urutaí. The main focus of the study is to investigate and analyze the influence of affectivity on mathematical learning and the role of the teacher in the face of this affectivity. It also investigates the difficulties and feelings that students develop when learning mathematics. The project consists of a bibliographic and qualitative research, which was based on authors such as Chacón (2003), Medeiros (2005), Freire (1996), among others, and also presents results from a questionnaire with students of the aforementioned degree course. Through this work it is concluded that affectivity is a fundamental role in the students' learning and that all educators should be aware of it, because they should also be able to transmit trust and affection. Mathematics may or may not have relevance in students' lives, and this question may be related to the method in which mathematics is presented. It is important that mathematical knowledge be contextualized, bringing meaning to what the student is learning, because the moment the student understands the content he becomes more autonomous. And the teacher has a direct affective influence on the decision-making of the students and the development of their learning.
Keywords: Afetividade. Professores de Matemática. Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Instituto Federal Goiano
metadata.dc.publisher.initials: IF Goiano
metadata.dc.publisher.department: Campus Urutaí
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1108
Issue Date: 5-Mar-2020
Appears in Collections:Licenciatura em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TC- Final arquivado.pdf711,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.