Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Agda Lovato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608821869529663pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Rosiney Domingas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2010702182796764pt_BR
dc.contributor.referee2Assunção, Ricardo Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076041948976443pt_BR
dc.creatorMachado, Taynara de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1493466087627609pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-13T14:16:01Z-
dc.date.available2020-03-13T14:16:01Z-
dc.date.issued2020-03-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1108-
dc.description.abstractThe objective of this work was to bring the importance of the affective role of the professor of mathematics in the school environment, investigating how this role has been played in the math course of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás - Campus de Urutaí. The main focus of the study is to investigate and analyze the influence of affectivity on mathematical learning and the role of the teacher in the face of this affectivity. It also investigates the difficulties and feelings that students develop when learning mathematics. The project consists of a bibliographic and qualitative research, which was based on authors such as Chacón (2003), Medeiros (2005), Freire (1996), among others, and also presents results from a questionnaire with students of the aforementioned degree course. Through this work it is concluded that affectivity is a fundamental role in the students' learning and that all educators should be aware of it, because they should also be able to transmit trust and affection. Mathematics may or may not have relevance in students' lives, and this question may be related to the method in which mathematics is presented. It is important that mathematical knowledge be contextualized, bringing meaning to what the student is learning, because the moment the student understands the content he becomes more autonomous. And the teacher has a direct affective influence on the decision-making of the students and the development of their learning.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi trazer a importância do papel afetivo do professor de matemática no ambiente escolar, investigando como esse papel vem sendo desempenhado no curso de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus de Urutaí. O trabalho tem como foco principal investigar e analisar a influência da afetividade na aprendizagem matemática e qual o papel do professor frente a essa afetividade. Também investiga quais são as dificuldades e sentimentos que os alunos desenvolvem ao aprender matemática. O projeto consiste em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, onde foi fundamentado em autores como Chacón (2003), Medeiros (2005), Freire (1996), entre outros, e também apresenta resultados de um questionário feito com alunos do curso de Licenciatura supracitado. Através deste trabalho conclui-se que a afetividade é papel fundamental na aprendizagem dos estudantes e que todos os educadores deveriam ter consciência sobre ela, pois estes também devem ser capazes de transmitir confiança e afeto. A matemática pode ou não ter relevância na vida dos estudantes, e essa questão pode estar relacionada ao método como a matemática é apresentada. É importante que o conhecimento matemático seja contextualizado, trazendo sentido ao que o aluno está aprendendo, pois no momento que aluno entende o conteúdo ele se torna mais autônomo. E o professor possui influência afetiva direta na tomada de decisões dos alunos e no desenvolvimento da sua aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Taynara de Oliveira Machado (2013101221230025@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-12T18:11:38Z No. of bitstreams: 1 TC- Final arquivado.pdf: 728496 bytes, checksum: b63b509ca7d3c1bc67eeb8adb3f6dde8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2020-03-13T14:15:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC- Final arquivado.pdf: 728496 bytes, checksum: b63b509ca7d3c1bc67eeb8adb3f6dde8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-13T14:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC- Final arquivado.pdf: 728496 bytes, checksum: b63b509ca7d3c1bc67eeb8adb3f6dde8 (MD5) Previous issue date: 2020-03-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividade. Professores de Matemática. Aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO PAPEL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NAS AFETIVIDADES DO COTIDIANO ESCOLAR/UNIVERSITÁRIOpt_BR
dc.title.alternativeTHE ROLE OF THE PROFESSOR OF MATHEMATICS IN THE SCHOOL/UNIVERSITY LIFEpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC- Final arquivado.pdf711,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.